Fundação sueca oferece 300 mil euros de equipamento hospitalar

Data: 02/08/2010
Oliveira de Azeméis recebeu 10 toneladas de material hospitalar da fundação «AGAPE»

A Fundação sueca «AGAPE» entregou hoje ao município de Oliveira de Azeméis material hospitalar num valor aproximado de 300 mil euros.

O material, transportado por camião desde a Suécia, chegou a meio da manhã contendo 10 toneladas de equipamento que, agora, vai ser inventariado e, depois, distribuído por várias unidades de saúde e instituições do concelho após o levantamento das necessidades.

«Estamos a falar de material que irá melhorar claramente a qualidade de vida das pessoas que menos têm e das que mais precisam», afirmou o presidente da autarquia, destacando a «necessidade» e a «utilidade» dos equipamentos para as instituições do concelho que, «muitas vezes, têm muita dificuldade em arranjar este tipo de material».

«A partir de hoje ficamos com uma capacidade de oferta muito relevante para melhorar a vida dos que menos têm e fazer com que a nossa sociedade seja, cada vez mais, inclusiva», disse Hermínio Loureiro.

«Este material vem ajudar o município nas respostas que dá às pessoas que vivem com muitas dificuldades», explicou, adiantando a «disponibilidade do município para continuar a fazer protocolos com a fundação AGAPE para melhorar a rede de assistência social».

O transporte do equipamento entre a Suécia e Portugal custou 11 mil euros ao município, verba relacionada com a tramitação legal necessária neste tipo de operações.

A doação do material, resultante de uma parceria entre a Fundação sueca e a autarquia, vem reforçar o trabalho da Rede Social no apoio à população mais vulnerável.

«Não queremos que existam oliveirenses de primeira e oliveirenses de segunda e é por isso que a nossa resposta na rede social é feita com trabalho e com dedicação, sempre realizada em parceria com as associações e outras instituições internacionais como é o caso da Fundação AGAPE», afirma Hermínio Loureiro, destacando o papel relevante que Carlos Quaresma, director geral da instituição sueca, teve no processo.

Segundo José Augusto, representante da Fundação «AGAPE» em Portugal, foram já doados a instituições portuguesas mais de 100 milhões de euros de equipamento hospitalar.

«Até ao final de 2010 a Fundação irá entregar material a mais 46 autarquias e instituições», anunciou José Augusto, a antiga glória do futebol português que aceitou o desafio de Carlos Quaresma de representar a instituição em Portugal.

José Augusto não exclui a possibilidade do município vir a ser beneficiado com mais material, incluindo camas articuladas e uma ambulância para os bombeiros da cidade.

Segundo o representante português, o apoio da Fundação AGAPE chega, além de Portugal, aos países mais carenciados neste tipo de material.

A instituição, que procedeu já a doações em 92 países, enviou em apenas ano e meio 28 camiões de equipamento para autarquias e instituições portuguesas.

Segundo Carlos Quaresma, presidente da Fundação, o material enviado para Portugal é oriundo de hospitais e clínicas escandinavas que, anualmente, procedem à substituição do seu equipamento.

GALERIA DE SONS
  • Hermínio Loureiro fala sobre a doação da Fundação