Integrar a pessoa com deficiência através do desporto

Data: 27/09/2011

A Câmara de Oliveira de Azeméis realiza, no dia 29 de Outubro, o encontro «Inclusão pelo Desporto», no âmbito da actividade da Comissão Municipal para a Deficiência.

A iniciativa, que conta com a parceria da Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência de Viseu e da empresa municipal de desporto GEDAZ, tem como tema central a questão do desporto adaptado.

O encontro, que decorre no pavilhão municipal, pretende fomentar a importância do desporto na integração social de cidadãos com deficiência através da divulgação do desporto paralímpico.

Andebol 4 All e Boccia são as modalidades em destaque num encontro que tem como objectivo sensibilizar os profissionais na área do desporto escolar e envolver Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com resposta na área da deficiência.

A Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência de Viseu é um órgão que tem como funções fazer o levantamento dos obstáculos que visam a mobilidade e acessibilidade emitindo propostas e recomendações que visam a eliminação de barreiras urbanísticas e arquitectónicas.

- Projecto Paralímpico
Dr. Humberto Santos, Presidente do Comité

- Projecto da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência
José Pavoeiro, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência

- Desporto Escolar Adaptado
Professor João Paulo Martins, coordenador do CLDE de entre Douro e Vouga e membro da equipa da Direcção Regional de Educação do Norte

- Boccia
Dra. Paula Cristina Castro Nogueira, terapeuta ocupacional no Centro de Recuperação de Crianças Deficientes Inadaptadas de Oliveira de Azeméis - CERCIAZ

- Andebol 4 All
Professor Joaquim Escada e Dr. Danilo Ferreira, membros da Federação de Andebol de Portugal

Demonstração de Boccia
Centro de Treino Municipal de Boccia - CERCIAZ

- Demonstração de ACR
Federação de Andebol de Portugal/Anddemot/APD - Porto

Dê-nos a sua opinião! Preencha aqui o questionário.

INQUÉRITO: PLANO MUNICIPAL DE CULTURA