Município avança com a caracterização do voluntariado no concelho

Data: 17/03/2011

As comemorações do Ano Europeu do Voluntariado (AEV) em Oliveira de Azeméis serão essenciais para «criar um ambiente propício ao aparecimento de novos voluntários e em proporcionar meios aos que trabalham nessa área», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

«Estou confiante de que no final deste ano o município terá mais pessoas a servir o voluntariado ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária e onde todos tenham as mesmas oportunidades», disse o autarca na apresentação do programa.

As actividades, que arrancam a 26 de Março com a sessão de abertura marcada para as 10h30 na biblioteca municipal Ferreira de Castro, resultam de uma parceria entre a autarquia e a Rede Social local e envolvem, inicialmente, a caracterização do voluntariado no concelho através de um trabalho conjunto com as juntas de freguesias.

Segundo Hermínio Loureiro, «só conhecendo a realidade, o número de voluntários e as áreas onde actuam é que podemos actuar e melhorar a actuação no terreno e definirmos novas estratégias e parcerias».

A autarquia pretende «marcar a diferença» até ao final de 2011 apresentando um «programa ambicioso» onde os objectivos principais passam por criar um «ambiente propício ao voluntariado», apoiar as instituições, reconhecer o trabalho dos voluntários e das organizações e «despertar a consciência das pessoas para a importância de servir a comunidade».

Segundo Gracinda Leal, vereadora da acção social, as metas envolvem também a formação, a qualificação dos voluntários e a criação de novas parcerias.

«É hábito em Oliveira de Azeméis fazer dos desafios europeus desafios locais e nesse sentido definimos um programa que procura o envolvimento de toda a comunidade e instituições na promoção do voluntariado e no enquadramento de todas as gerações em acções voluntárias de interesse social e comunitário», afirmou.

O programa está assente no «Tour do Voluntariado Sê voluntário, Faz a diferença», acção que percorrerá as 19 freguesias do concelho dando visibilidade e promovendo o trabalho dos voluntários através de exposições, colóquios, palestras, seminários, workshops e acções de formação.

As actividades desenvolvidas, testemunhos e propostas de acção farão parte do «puzzle» do AEV que será preenchido à medida que o «Tour» percorre as freguesias.

O plano municipal envolve ainda «Dias municipais» de acção voluntária em escolas, associações e instituições com o objectivo de envolver dirigentes, sócios, utentes, professores, alunos, pais, funcionários, empresários e comunidade.

O programa inclui também uma acção de formação, promovida pelo Banco Local de Voluntariado de Oliveira de Azeméis, e o envolvimento da população sénior através do programa «Entremãos» no âmbito do qual serão feitos ainda estudos sobre a sua atitude e motivação para acções voluntárias.

A autarquia vai abrir, junto das instituições, um programa de financiamento destinado a projectos promotores de voluntariado visando a melhoria da qualidade das intervenções.

Os alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade serão envolvidos no programa municipal através do Espaço SMS «Somos mais solidários». Em Outubro o município promove a iniciativa «AzeméiSocial», uma mostra dos projectos desenvolvidos e virada para acções de sensibilização.

O balanço do «Tour do Voluntariado» será feito a 10 de Dezembro na sessão de encerramento do programa municipal.

• O programa das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado foi apresentado por Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, e Gracinda Leal, vereadora da acção social