Programa desportivo «Viver Melhor»

Data: 14/07/2010

A Câmara de Oliveira de Azeméis tem em curso junto da população idosa do concelho o projecto «Viver Melhor». A iniciativa envolve a participação de seis centenas e meia de idosos e tem como objectivo aumentar a qualidade de vida da população com mais de 65 anos através da promoção da actividade física.

O projecto, a decorrer nas 17 freguesias do município, visa ainda melhorar as qualidades físicas básicas e coordenativas, contribuir para a criação de hábitos desportivos, manter a resistência cardiovascular e respiratória, ocupar o tempo livre e reforçar os laços sociais.

A execução do projecto, implementado em 2004, é assegurada por uma técnica da autarquia que todos os dias da semana se desloca, entre as 10h e as 16h00, às instituições ministrando actividades físicas a 650 idosos.

Os benefícios do projecto evidenciam-se pelo facto da falta de actividade física ter consequências ao nível da vulnerabilidade cardiovascular, fragilidade muscular  e esquelética, obesidade, depressão e envelhecimento prematuro.

As instituições aderentes são o Centro Social  Drª Leonilda Matos, Centro infantil de Cesar, Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz, Juntas de Freguesia de Travanca, Ul, Cucujães, Santiago de Riba Ul e Loureiro, Obra Social S. Martinho da Gândara, Fundação Manuel Brandão, Lar Santa Teresinha, Centro Social Paroquial Santo André, Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro, Associação de Solidariedade Social Macieira de Sarnes, Comissão Assistência Social de Carregosa, Centro da Terceira Idade de São Roque, Centro Social Paroquial de Nogueira de Cravo, Centro Sovial Paroquial do Pinheiro da Bemposta, Associação Solidariedade Social de Loureiro, Centro Social Paroquial S. Miguel, Comissão de melhoramentos de Azeméis e projecto Solis (Bairro de Lações).