Projecto «Cuidar de quem cuida» arrancou já em Oliveira de Azeméis

Data: 23/02/2010
A primeira sessão do grupo de apoio psico-educativo marcou o arranque do projecto «Cuidar de quem cuida» em Oliveira de Azeméis
O projecto-piloto «Cuidar de quem cuida», envolvendo os municípios do Entre Douro e Vouga, teve já o seu início em Oliveira de Azeméis com a realização da primeira sessão do grupo de apoio psico-educativo em que participaram 10 cuidadores oriundos das freguesias de Cucujães, Ul, Cesar e Oliveira de Azeméis e ainda técnicas associadas ao projecto.

O projecto, apoiado financeiramente pelo Alto Comissariado da Saúde e Fundação Calouste Gulbenkian, destina-se a apoiar, numa primeira fase, as pessoas que têm a seu cargo portadores da doença de Alzheimer e vítimas de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Segundo Gracinda Leal, vereadora da acção social da autarquia, «o objectivo pretendido é contribuir para aumentar os conhecimentos dos cuidadores para que lhes seja mais fácil cuidar dos doentes a seu cargo».

«Pretende-se, também, que se zele pela própria saúde dos cuidadores porque eles estão sujeitos a sacrifícios e a um forte desgaste físico e psicológico associado ao tipo de doentes a que prestam assistência», afirmou.

«Hoje, as ciências da saúde não dão só importância ao tratamento mas também ao bem-estar de quem tem sob a sua responsabilidade pessoas dependentes», sublinhou Gracinda Leal destacando que «se os cuidadores se sentirem confortáveis e saudáveis têm melhores condições para responder aos desafios que lhe são impostos».

O projecto, com duração de quatro anos, desenvolve-se em três etapas distintas passando pela criação de grupos de apoio, formação especializada e bolsa de voluntários. Numa fase posterior, «ainda sem datas previstas», serão desenvolvidas no concelho as fases de formação especializada de profissionais (geriatria e assistentes familiares e de apoio comunitário) e de bolsa de voluntários.

O plano, que abrange os cinco municípios do Entre Douro e Vouga (Arouca, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra), é promovido pelo Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo e resultou da «crescente incidência da doença de Alzheimer e das situações de pós-AVC e a consequente necessidade de desenvolver respostas sociais e de saúde direccionadas para a optimização do bem-estar do doente e, sobretudo, de quem dele cuida».

O desenvolvimento do projecto lança as bases para a elaboração de estudos científicos que permitam, no futuro, avançar com um «perfil do cuidador».

A iniciativa, aprovada pelo Alto Comissariado da Saúde, tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e nasceu no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social da Plataforma Supra Concelhia da Região do Entre Douro e Vouga.

A Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos é a entidade responsável pela avaliação do projecto ao longo dos quatro anos de execução.

A entidade organizadora do projecto tem um conjunto de parceiros dos cinco municípios do EDV, englobando autarquias, centros de saúde, instituições de voluntariado, santas casas da Misericórdia, instituições particulares de solidariedade social de apoio à terceira idade, Instituto de Emprego e Formação Profissional de São João da Madeira, Centro de Formação Profissional de Rio Meão e hospital de São Sebastião.