Projecto ajuda quem cuida de doentes no EDV

Data: 14/01/2010
Projecto envolve os municípios do Entre Douro e Vouga
Os municípios da região do Entre Douro e Vouga, incluindo o de Oliveira de Azeméis, são parceiros do projecto «Cuidar de Quem Cuida», destinado a apoiar as pessoas que têm a seu cargo portadores da doença de Alzheimer e vítimas de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O projecto, com duração de quatro anos, é promovido pelo Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo e resulta, segundo os seus promotores, da «crescente incidência da doença de Alzheimer e das situações de pós-AVC e a consequente necessidade de desenvolver respostas sociais e de saúde direccionadas para a optimização do bem-estar do doente e, sobretudo, de quem dele cuida».

Segundo os responsáveis do projecto o objectivo é ajudar as pessoas a cuidar dos doentes «sem se esquecer de si próprio, prevenindo o desgaste associado a este tipo de situações».

O desenvolvimento do projecto inclui três fases distintas que vão desde a constituição de grupos de apoio à especialização de profissionais (agentes de geriatria e assistentes familiares e de apoio comunitário) na prestação de cuidados e à activação das redes de voluntariado local.

A iniciativa, aprovada pelo Alto Comissariado da Saúde, tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e nasceu no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social da Plataforma Supra Concelhia da Região do Entre Douro e Vouga, formada pelos municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra.

A Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos é a entidade responsável pela avaliação do projecto ao longo dos quatro anos de execução.

A entidade organizadora do projecto tem um conjunto de parceiros dos cinco municípios do EDV, englobando autarquias, centros de saúde, instituições de voluntariado, santas casas da Misericórdia, instituições particulares de solidariedade social de apoio à terceira idade, Instituto de Emprego e Formação Profissional de São João da Madeira, Centro de Formação Profissional de Rio Meão e hospital de São Sebastião.

O apoio financeiro do projecto é, maioritariamente, suportado pelo Alto Comissariado da Saúde e Fundação Calouste Gulbenkian.