Projecto de voluntariado diminui o isolamento sénior

Data: 02/05/2011
Grupo de voluntários do programa «Entremãos»

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem em curso o programa «Entremãos», uma iniciativa destinada à população sénior do concelho no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado (AEV).

O projecto, a decorrer nas instalações do Centro Lúdico, conta com a participação de 14 voluntários que frequentam o «Programa Desportivo Viver Melhor» e envolve a execução de diversos trabalhos manuais e pequenos arranjos de costura.

Segundo a vereadora da acção social, «o programa surge da necessidade de ocupar o tempo das gerações mais velhas em prol daqueles que menos têm e mais precisam».

«O projecto Entremãos apresenta-se como uma acção enriquecedora que pretende promover a troca de experiências através de um processo com elevado índice de ajuda e partilha», afirmou Gracinda Leal.

«Os benefícios do programa prendem-se com a formação de um grupo de voluntários seniores que ampliarão os seus conhecimentos potenciando as suas capacidades e saberes», explicou.

O objectivo da autarquia passa por «expandir o programa às 19 freguesias do concelho», disse, por seu turno, Dora Brandão, técnica da autarquia, referindo que o nome do programa se explica pela «riqueza que a população idosa detém no espólio das artes manuais».

«O Entremãos permitirá dar visibilidade à enorme riqueza de saberes e valores dos mais velhos, pelo que o Centro Lúdico se apresenta como um espaço de motivação e desenvolvimento das pessoas, aprendendo uns com os outros», afirmou.

A selecção dos candidatos fez-se após a aplicação de um inquérito à população sénior com o objectivo de detectar a sua disponibilidade para a acção voluntária, os seus saberes e as suas áreas de interesse para a realização de projectos de voluntariado.

O grupo criado reunirá todas as quintas-feiras à tarde com o objectivo de potenciar várias áreas do saber.

O programa pretende promover estudos específicos sobre a atitude, predisposição e motivação da população sénior para o exercício de acções voluntárias contribuindo desta forma para a diminuição do isolamento social e a integração em acções de interesse social e comunitário.