Projecto em Oliveira de Azeméis desperta idosos para um envelhecimento pró-activo

Data: 14/06/2011

Seniores mais felizes, dotados de mais competências, pró-activos e com elevada auto-estima. São estas as bases do projecto «Tardes Maiores» que a Câmara de Oliveira de Azeméis tem em curso junto da população idosa do concelho.

As actividades desenvolvidas junto dos idosos variam de sessão para sessão consoante as temáticas. A interacção com os seniores pode ir desde momentos de risoterapia a testemunhos, partilha de emoções, canções, jogos, danças e poesia.

As tardes, sempre dependentes dos temas e da forma como os animadores as conduzem, vão percorrer as 19 freguesias do concelho até ao final deste ano. A primeira sessão decorreu na sede da junta de freguesia de Santiago de Riba-Ul com a participação activa de vinte idosos, sob a temática «Supere-se», na qual a animadora Teresa Margarida proporcionou actividades de valorização e treino de competências.

Outra sessões se seguem e as temáticas são aliciantes desde, por exemplo, uma tarde de cinema a demonstrações de estética e penteados com o objectivo de motivar os participantes para a sua auto-estima.

Mas há mais para cativar a atenção e promover a adesão dos idosos ao projecto como uma tarde em que os talentos pessoais estarão em destaque, bem como a leitura de contos tradicionais e o ensino de técnicas de relaxamento com objectos domésticos enquanto os idosos realizam tarefas em casa.

Segundo a vereadora Gracinda Leal, todas as acções têm três pontos transversais: combater o isolamento da população sénior, proporcionar momentos de convívio e a aquisição de competências para que os idosos fiquem melhor apetrechados para ultrapassarem as adversidades da vida, mais profundas na idade sénior.

«Além de procurar integrar os idosos, um objectivo importante é a transmissão e a troca de conhecimentos que permitam aos seniores responderem mais facilmente aos obstáculos que encontram no dia-a-dia», afirma a vereadora, reforçando que «cada temática a abordar vai deixar sempre a sua mensagem».

O projecto «Tardes Maiores» pretende assumir-se como um espaço de partilha de interesses, experiências e saberes entre idosos através da realização de actividades ocupacionais, socioeducativas, culturais, recreativas e de lazer com o objectivo de estimular as suas capacidades físicas e psíquicas.

As metas passam por suscitar o interesse e a participação dos mais velhos em passatempos e actividades, proporcionar um envelhecimento pró-activo e com qualidade de vida, levando-os a participar na vida cívica e a promover a sua auto-estima e valorização pessoal.

A Câmara de Oliveira de Azeméis realiza a 19 de Julho, na freguesia de Cucujães, a terceira sessão (a segunda foi subordinada ao tema «Cultive-se») sob a temática «Cuide-se».

Dicas sobre o rejuvenescimento e algumas surpresas de estética estão preparadas para esta sessão.

• O projecto «Tardes Maiores» visa combater o isolamento senior e promover o convívio entre a população idosa e a aquisição de competências
GALERIA DE SONS
  • Vereadora Gracinda Leal fala sobre o projecto