Ritmo e dança para um envelhecimento mais ativo

Data: 14/05/2012

A freguesia de Loureiro, em Oliveira de Azeméis, recebeu a terceira sessão do projeto «Tardes Maiores», um espaço de partilha de interesses, experiências e saberes entre seniores.

A ação, inserida no âmbito do programa municipal do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, reuniu «os maiores» das freguesias de Oliveira de Azeméis, Loureiro e Ul para uma tarde dançante.

Sob o tema «Voa, Roda e Vira, Quem me leva», a sessão pretendeu «combater o isolamento da população sénior ao proporcionar um momento agradável de convívio», afirmou a vereadora da ação social.

De acordo com Gracinda Leal, «é importante saber ultrapassar as adversidades da vida e sair de casa ao encontro de atividades que proporcionem qualidade e bem-estar».

«Somos sempre úteis, basta encontrarmos o nosso talento ou habilidade», disse a autarca.

A tarde preenchida pelos sons latinos contou com a orientação e dinamização de José Castro.

O projeto «Tardes Maiores», que arrancou na freguesia de Ossela e vai percorrer todo o concelho, inclui a realização de atividades ocupacionais, socioeducativas, culturais, recreativas e de lazer que contribuem para um clima de relacionamento saudável entre os seniores, para a manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas, para estimular a socialização, o reforço dos laços de amizade e combater o isolamento social.