Cidade ganha primeiro Compostor Comunitário

Data: 25/03/2024

Foi inaugurado e colocado à disposição dos munícipes, o primeiro Compostor Comunitário na Rua Dr. Silva Lima.

A instalação de compostores comunitários permite aos interessados efetuarem a valorização dos seus biorresíduos, quer a fração alimentar, quer a verde. No final, o composto produzido poderá ser utilizado pelos oliveirenses como corretivo orgânico dos seus jardins e hortas. Com a disponibilização de compostores domésticos e comunitários pretende-se, também, reduzir o número de queimas que são realizadas e, desta forma, o número de fogachos e incêndios, uma vez que a grande maioria tem início em queimas descontroladas.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, “a componente dos biorresíduos tem um peso muito importante nos lixos indiferenciados (cerca de 47%), e este, é um trabalho fundamental para continuamos no bom caminho ambiental que pretendemos continuar a trilhar para o futuro”.

Além deste compostor comunitário agora inaugurado, serão instalados mais três. Os equipamentos estarão localizados em zonas estratégicas, tais como na proximidade de estabelecimentos de ensino e/ou instituições de solidariedade social de forma a envolver a comunidade na promoção da educação ambiental nesta matéria e impulsionar a sua correta utilização.

A Câmara municipal pretende ainda dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, de forma a consciencializar a população para as questões ambientais e a contribuir para as metas preconizadas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) 2023.