«Parque Expo» divulga estudo estratégico para a cidade

Data: 07/09/2009
Estudo estratégico para a cidade foi apresentado pela empresa Parque EXPO
A Câmara de Oliveira de Azeméis possui já as opções estratégicas para o futuro desenvolvimento da cidade, um conjunto de propostas para a regeneração urbana que fazem parte do estudo divulgado esta semana pela empresa «Parque Expo».

«Este estudo será uma bússola de orientação para todos quantos, no futuro, queiram tomar decisões bem fundamentadas e sustentadas em bases sólidas», disse o presidente da autarquia, Ápio Assunção, na apresentação do documento.

O estudo iniciou-se em Setembro de 2008, altura em que a autarquia e a «Parque Expo» assinaram um contrato para a elaboração do documento com o objectivo do município poder aceder às medidas de regeneração urbana previstas no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Segundo o autarca, o documento estabelece «prioridades de intervenção» e aponta «soluções» de revitalização do tecido urbano «tornando a cidade mais atraente e mais dinâmica na sua vivência cultural e social».

«Queremos construir uma cidade onde todos se sintam bem, com mais qualidade de vida e com perspectivas de modernidade e futuro», disse Ápio Assunção, frisando que «nos últimos meses muitas das soluções adiantadas pela Parque Expo já foram sendo vertidas para o Plano de Urbanização para que não existam desarticulações».

O estudo define as acções prioritárias do desenvolvimento futuro da cidade que irão ajudar a autarquia a submeter candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional.

«Este estudo pretende dar resposta á intenção do município em adquirir um modelo de intervenção na cidade que permita operacionalizar e assegurar a sua revitalização e orientar o seu desenvolvimento urbano, articulando entre si as intervenções», aponta o estudo técnico.

Nesse sentido o documento contém «um diagnóstico e reflexão sobre o território e uma proposta de quadro estratégico de intervenção na cidade numa óptica de regeneração urbana com vista à concretização de um conjunto de operações coerentes e consentâneas com a visão de futuro que se reclama para Oliveira de Azeméis».

O objectivo é «intervir na cidade implementando a sua regeneração urbana e equilibrando dinâmicas de desenvolvimento urbano, social e económico, conferindo-lhe um papel de relevo no contexto regional».

O documento da Parque Expo resultou na definição de 38 projectos que assentam na afirmação de Oliveira de Azeméis como pólo industrial, de serviços e do conhecimento» no «reforço de equipamentos e protecção e reabilitação da estrutura edificada», na «articulação urbana e melhoria das condições e mobilidade e acessibilidade», na «valorização do espaço público e da estrutura verde», na «requalificação ambiental» e na «administração, cooperação territorial e promoção da cidade».

O estudo distingue seis operações estruturantes «com efeitos multiplicadores sobre toda a cidade» destacando, entre elas, a afirmação e consolidação de um eixo urbano reunindo nessa linha a construção de diversos equipamentos: Centro coordenador de transportes e mercado municipal junto à rotunda do bombeiro no final da Avenida D. Maria I, bem como o estádio municipal no remate da Avenida Ferreira de Castro.

Outras das ideias estratégicas é a reabilitação do centro identitário de Oliveira de Azeméis e a criação de uma circular de enquadramento da principal área de consolidação da cidade com uma estrutura viária, a poente, e um parque urbano de 64 hectares, a nascente.

O documento sublinha ainda a articulação do parque de La Salette com o centro, a concretização do projecto de criação do campus da Universidade de Aveiro e a criação de espaços de acolhimento empresarial de qualidade através do desenvolvimento da zona industrial de Ul-Loureiro, reestruturação da ocupação industrial e requalificação dos parques existentes.

No que se refere ao financiamento o estudo destaca como fontes o Quadro de Referência Estratégico Nacional, a autarquia e entidades públicas e privadas.

• Apresentação do estudo da EXPO