Diplomatas da CPLP visitaram realidade empresarial de Oliveira de Azeméis

Data: 20/05/2022

Termina hoje uma visita de 3 dias de uma comitiva de diplomatas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) esteve em Oliveira de Azeméis, visitando empresas do concelho com vista a potenciar as relações comerciais entre os países.

Na receção oficial aos representantes da CPLP e do Secretariado Executivo, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, traçou o quadro económico de Oliveira de Azeméis afirmando tratar-se de “um município com uma forte e dinâmica atividade económica suportada numa indústria transformadora rica e diversificada que alia o saber fazer tradicional à investigação e inovação permanente, procurando antecipar o futuro”.

O autarca relembrou que o concelho é reconhecido “pelo seu forte tecido empresarial e industrial” sendo que, dos 86 municípios que integram a Região Norte do país, Oliveira de Azeméis é o sétimo concelho mais exportador.

“Este é apenas um dos indicadores que espelha o potencial económico das nossas empresas”, referiu o autarca, adiantando que na lista das PME Líder, recentemente divulgada, constam 135 empresas oliveirenses”.

Sublinhando o espírito empreendedor dos empresários que investiram em mercados internacionais muito exigentes, incluindo países da CPLP, o edil disse estar certo de que muitas outras empresas oliveirenses estarão disponíveis para parcerias que permitam aprofundar os laços comerciais com esses países, tendo vincado a vontade do município continuar a aumentar o seu peso na economia nacional e nas exportações, ajudando Portugal a reforçar a sua competitividade internacional, bem como, fazer com que “os empresários oliveirenses continuem a ser os principais embaixadores, promovendo a qualidade dos produtos que diariamente se produzem no nosso concelho, e levando a todo o mundo a marca Oliveira de Azeméis”.

Para Joaquim Jorge, “A Cooperação, enquanto energia geradora de uma cultura colaborativa permanente, é um dos caminhos mais sólidos para encontrar respostas para os problemas complexos, que a todos preocupam.”

A visita de trabalho dos representantes da CPLP, a convite da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, envolveu contactos com empresas ligadas aos setores agroalimentar, moldes e metalomecânica.

A CPLP é uma organização formada por países lusófonos com o objetivo de aprofundar a amizade e a cooperação entre o seus membros, sendo composta por Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Equatorial.