Bombeiros da cidade completaram 116 anos de vida

Data: 27/06/2022

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis comemoraram o 116º aniversário em ambiente de festa e com esperança no futuro.

A cerimónia juntou entidades e organismos ligados aos bombeiros e à proteção civil, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, o presidente da Direção da Associação Humanitária, João Pinho, o comandante da corporação, António Justino, o corpo de bombeiros e seus familiares.

As comemorações foram aproveitadas para homenagear a entrega, a dedicação, a generosidade, a prontidão e o altruísmo dos bombeiros que fazem parte do corpo ativo sem retirar os olhos do futuro e dos desafios que se colocam a esta instituição.

“A comunidade tem muito orgulho nestes homens e nestas mulheres que nos servem diariamente”, referiu o presidente da autarquia lembrando que face à crise que se vive, da qual os bombeiros não são imunes, “toda a comunidade oliveirense, incluindo a Câmara Municipal, deve responder ao toque da sirene apoiando as corporações para que elas possam prosseguir a sua nobre missão de ajudar o próximo”.

Joaquim Jorge evocou todos os que, ao longo de 116 anos, serviram a instituição e destacou o “combate extraordinário” dos bombeiros oliveirenses no âmbito da pandemia Covid-19, no programa de vacinação e no apoio dado aos refugiados da Ucrânia.

O presidente da Direção, João Pinho, realçou o papel dos antecessores, neste caso dos 10 presidentes da Direção e dos 12 comandantes, que foram a garantia, nestes 116 anos, da estabilidade e da longevidade da associação.

Ainda sobre o passado, João Pinho, destacou terem sido “anos com muitos desafios, muitas lutas, muitas perdas e muitas conquistas”, lembrando “termos uma “comunidade muito exigente que nos pede uma pronta resposta com meios adequados, que nem sempre estão disponíveis”, pelo que “não podemos desinvestir”. Realçou que nada foi possível sem a ajuda da autarquia e da comunidade oliveirense através da ação dos beneméritos.

Além da sessão solene, as comemorações incluíram, entre outros momentos, romagens a cemitérios, missa de sufrágio e um desfile apeado e motorizado.