O Vouguinha foi centro de atenção este fim de semana

Data: 26/09/2022

O Encontro de Imagens – Locomotiva decorreu nos dias 23 e 24 de setembro em Oliveira de Azeméis, traduzindo-se numa viagem criativa em torno da Linha do Vale do Vouga que envolveu a comunidade escolar e um conjunto de artistas de várias áreas, com o objetivo de chamar a atenção para a importância histórica da linha e para a necessidade de preservar e requalificar este marco identitário da nossa região.

Duas turmas do ensino secundário da Escola Secundária Soares Basto participaram numa oficina teórico-prática dinamizada por MAZE DLM, membro MC dos Dealema, músico e artista visual, que interagiu com os alunos num diálogo de ideias abertas à criatividade e à individualidade dos jovens.

No dia 24 teve lugar a “Conversa Locomotiva”, que contou com a presença de Manuel Cabral, Presidente do Museu Nacional Ferroviário e, novamente, com MAZE DLM, que decorreu na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, encontro que possibilitou uma reflexão em torno da história, da arte e da liberdade, à descoberta dos entroncamentos criativos que ligam a locomotiva e a Linha do Vale do Vouga à expressão de identidades individuais e coletivas.

Seguiu-se um Raid Artístico, onde os participantes tiveram a oportunidade de olhar artisticamente para a história do “Vouguinha”, através de uma viagem de comboio até à Vila de Cucujães, onde os artistas beberam inspiração para a criação futura de um acervo de imagens, fotográficas, literárias ou gráficas, que permitirão criar um livro de memórias do projeto.

No final do encontro, foi inaugurada a exposição "O Vouguinha e a Icónica Linha do Vale do Vouga", pelo Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira, estando presente o Secretário Geral da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, Joaquim Santos Costa. A exposição poderá ser visitada pelo público até ao dia 09 de outubro.

A iniciativa enquadra-se na candidatura "À Volta do Vale das Voltas - Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e respetivos municípios integrantes, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal referiu que “a candidatura À Volta do Vale das Voltas permite aos municípios das Terras de Santa Maria, que têm um projeto comum, uma história comum e um conjunto de complementaridades em diversos domínios, aliarem sinergias para colocar no topo da agenda a requalificação de uma ferrovia absolutamente necessária para a ligação da região a grandes centros urbanos onde se encontram importantes serviços no domínio da saúde, da justiça e do ensino universitário.”