Autarquia adere ao Programa de inclusão EUSOUDIGITAL

Data: 28/10/2022

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aderiu ao Programa EUSOUDIGITAL, um projeto nacional de capacitação de adultos que irá melhorar a literacia digital dos oliveirenses.

O objetivo é proporcionar a todos os oliveirenses as vantagens de beneficiarem dos serviços digitais disponibilizados por empresas e organismos do Estado.

Inserido no Plano de Ação para a Transição Digital, o Programa EUSOUDIGITAL,  destina-se a todas as pessoas que nunca usaram a internet, em particular os adultos com mais de 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais no dia-a-dia, permitindo-lhes o uso de email e outras ferramentas de comunicação, pesquisa na internet e utilização das redes sociais.

“É preocupação deste executivo municipal tornar a sociedade oliveirense mais digital, inclusiva e justa promovendo, nesse sentido, a interação dos oliveirenses com o mundo online fornecendo-lhes competências para tal, contribuindo para a inclusão digital e para a coesão territorial”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.

Para a operacionalização do Programa EUSOUDIGITAL, a autarquia e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, através da A2D Consulting, assinaram um compromisso de parceria com o objetivo de “criar as condições e desenvolver os meios para a realização de iniciativas” para atingir as metas do Programa EUSOUDIGITAL.

No âmbito do acordo, cabe à autarquia a obtenção de parcerias entre associações e entidades parceiras locais, realização de ações de formação junto de voluntários, promoção de ações de capacitação de adultos e implementação de centros EUSOUDIGITAL.