Comendador Manuel dos Santos Gomes condecorado com a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação

Data: 16/11/2022
Créditos: site Proleite (https://www.proleite.pt/)

O presidente do Conselho de Administração da Proleite, Comendador Manuel dos Santos Gomes, foi distinguido ontem com a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação.

A cerimónia decorreu no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura, com a presença da ministra da tutela, Maria do Céu Antunes, e com diversos representantes de organismos ligados ao setor agrícola nacional.

Segundo a ministra da Agricultura e Alimentação, a medalha reconhece publicamente o valioso e excecional contributo do Comendador pelos relevantes serviços prestados à agricultura portuguesa e ao mundo rural de forma dedicada e empenhada que permitiram o desenvolvimento e a valorização da agricultura, da floresta e do mundo rural.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, “esta distinção orgulha o concelho e as instituições que o Comendador Manuel dos Santos Gomes serviu de forma intensa e eficaz, sempre com a preocupação de criar melhores condições à agricultura tornando-a mais forte e competitiva”.

Homem permanentemente interessado no desenvolvimento das condições económicas da agricultura portuguesa e, particularmente da economia leiteira, é detentor de uma experiência multifacetada na atividade empresarial, da qual se releva o desempenho de altos cargos de direção em diversas entidades do setor.

Ingressou no associativismo cooperativo em 1989 como vogal da direção da PROLEITE – Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite do Centro Litoral, C. R. L., sendo presidente da Direção desde 1992.

Foi com a direção por si presidida que, em 1996, se procedeu à concentração das atividades industrial e comercial da PROLEITE com as duas maiores Uniões de Cooperativas do sector – A AGROS e a LACTICOOP – para a constituição da LACTOGAL – Produtos Alimentares, S. A., que se  assumiu como o mais importante pilar do sector dos laticínios portugueses.

Criada em 1999, a Medalha de Honra da Agricultura e Alimentação visa reconhecer publicamente e distinguir as pessoas ou organizações que, de forma particularmente dedicada e empenhada, através da sua ação continuada, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento e valorização da agricultura, da floresta e do mundo rural.

Esta medalha complementa a sua condecoração, em 2012, com o Grau de Comendador da Classe do Mérito Agrícola, Ordem de Mérito Empresarial.