A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou o contrato promessa de doação da parcela do terreno onde será construída a “Praça Maior”, um projeto imprescindível, segundo a autarquia, para criar uma nova centralidade na cidade.
Delimitada pelo Largo da República, Avenida Dr. Albino dos Reis e Rua Ernesto Pinto Basto, a área de terreno doada ao município totaliza 3 598 metros quadrados e corresponde à casa Bento Carqueja e a uma parte substancial do parque de estacionamento atualmente utilizado pelos funcionários municipais.
O acordo assinado entre a autarquia e os proprietários do terreno suspende o processo expropriativo e abre caminho à concretização de um investimento considerado fundamental para a afirmação da competitividade da cidade de Oliveira de Azeméis.
“Este é um importante passo para concretizarmos uma promessa eleitoral que permitirá requalificarmos o coração da cidade, dando-lhe uma nova dinâmica e ambiência urbana que todos desejamos”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
Além de uma ampla praça, o projeto contempla um parque de estacionamento subterrâneo, espaço para aparcamento de bicicletas e outras formas de micromobilidade, espaços verdes com sombreamento e diverso mobiliário urbano, que permita uma utilização plena da praça por todos aqueles que a visitem. A solução urbanística prevê ainda construção de um edifício destinado a habitação coletiva, comércio e serviço, a realizar por privados.
Segundo a autarquia, o objetivo da intervenção é dotar o centro urbano de uma centralidade forte, concentradora e galvanizadora da atividade humana local que permita à população a sua ocupação, fruindo de um espaço urbano privilegiado.