O projeto sobre o Pão de Ul pretende constituir-se num meio de promoção de uma profissão ancestral, uma atividade intimamente relacionada, no passado, com os cursos e linhas de água, com os moleiros e com os moinhos de água existentes no concelho.
As figuras de destaque deste trabalho são as padeiras atualmente existentes nas freguesias de Ul e Travanca mas também alguns padeiros que fazem do fabrico e da distribuição do pão de Ul a sua principal atividade.
Pretende-se com o projeto valorizar as obreiras desta arte gastronómica, uma das principais iguarias do concelho de Oliveira de Azeméis que é feita, quase na totalidade, de forma tradicional, ou seja, com a mestria e a sabedoria de sucessivas gerações de padeiras.
São estas padeiras que, na primeira pessoa, nos contam o seu dia-a-dia, as suas histórias de vida, o trabalho árduo da sua profissão e a dedicação e o grande amor necessário para manter viva esta atividade que tem vindo a registar um decréscimo no número de padeiras.
É através da arte das suas mãos e à custa de noites sem dormir que o pão de Ul sai para a rua às primeiras horas do dia e chega à mesa dos consumidores do concelho e dos municípios vizinhos.
Este projeto pretende perpetuar histórias, memórias e o futuro das padeiras de Ul relevando a sua paixão e trabalho, pouco ou nada conhecido por quem consome esta iguaria tão apreciada.