Instituições centenárias recebem Medalha de Ouro Municipal no 224º aniversário do concelho

Data: 06/01/2023

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis integrou nas comemorações do 224º aniversário da criação do concelho a distinção de quatro instituições centenárias com a Medalha de Ouro Municipal pelo serviço prestado à sociedade oliveirense.

Os títulos honoríficos foram entregues pelo presidente da câmara, Joaquim Jorge, ao jornal Correio de Azeméis, União Desportiva Oliveirense, Sporting Clube de Bustelo e Atlético Clube de Cucujães, entidades que, ao longo de 2022, completaram 100 anos de existência.

“Temos o dever de lembrar os que se distinguem pelos seus feitos”, afirmou o édil na sessão solene lembrando “as décadas de trabalho e luta” do jornal Correio de Azeméis “para levar informação à população convivendo com distintos ciclos políticos” bem como “a promoção da notoriedade do concelho”, proporcionada pela União Desportiva Oliveirense, Sporting Clube de Bustelo e Atlético Clube de Cucujães “através dos feitos desportivos nas modalidades a que se dedicam”.

Antes da entrega das distinções honoríficas, Joaquim Jorge homenageou os homens e as mulheres que, durante séculos, com trabalho e dedicação, “ajudaram a construir uma comunidade unida e a criar instituições que são hoje os verdadeiros alicerces do concelho”.

Joaquim Jorge exaltou a criação dos 224 anos do concelho, “um dos mais relevantes e importantes do país”, assim como as “muitas dezenas de milhares de homens e mulheres que todos os dias trabalham para o desenvolver e afirmar”.

Elogiou também “a força produtiva da indústria” oliveirense, a qualidade dos empresários e trabalhadores, a “resiliência da agricultura e do comércio”, o património natural e construído, a “qualidade das instituições sociais, culturais e desportivas”, a competência e inovação das escolas, a dedicação das instituições de saúde e bombeiros e o “empenhamento das Juntas de Freguesia” na resolução dos problemas da população.

“Sabemos bem do nosso valor e do que nos distingue pela positiva”, reconhecendo, porém, “termos a humildade de reconhecer os problemas que nos afetam e nos preocupam”. Sobre a falta de saneamento em parte do território, Joaquim Jorge disse que hoje, passados cinco anos, “é inegável que muito já foi feito”. Destacou ainda o avanço de projetos importantes como a Praça Maior e o Parque Urbano, projetos estruturantes que “constroem um novo futuro e uma nova cidade”.

Não esqueceu, também, o retomar das obras do Centro Interpretativo do Vidro, um espaço de preservação da nossa identidade e memória” e a requalificação do parque escolar.

As comemorações do 224º aniversário do concelho envolveram o hastear das bandeiras, uma visita guiada à antiga Rua Direita, a inauguração, na Galeria Tomás Costa, da exposição de pintura “Memórias do nosso tempo”, de Abílio Guimarães, e o espetáculo musical de “Amara Quartet”, n’O Cinema, onde decorreu a sessão solene comemorativa.