Autarquia oferece 500 bicicletas a alunos do concelho

Data: 10/01/2023

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis iniciou hoje a entrega de 500 bicicletas a alunos do 3º ciclo dos cinco agrupamentos escolares.

A iniciativa visa incutir nos mais jovens os benefícios do uso da bicicleta como meio privilegiado de mobilidade.

“Pretende-se incutir nas crianças e jovens hábitos saudáveis, sensibilizando assim, a comunidade educativa para a utilização de meios de transporte suaves. O objetivo passa por construir um caminho onde se disponibilizem respostas para a população, que promovam a mobilidade sustentável no concelho”, afirma o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, que se deslocou às sedes dos agrupamentos escolares para proceder à distribuição das bicicletas.

A entrega destes veículos de duas rodas iniciou-se na escola secundária Ferreira de Castro, onde foram entregues mais de uma centena de bicicletas, prolongando-se ainda pelo dia de amanhã.

Sobre a importância desta iniciativa, o presidente da câmara recordou que a mesma se insere no projeto “mob.te+”, um projeto que já disponibiliza estações de uso partilhado para utilização da população oliveirense ou de quem visita a cidade.

“Queremos formar e incutir nos cidadãos o uso de bicicleta, assim como, andar a pé. São duas boas opções para promoção da saúde mental e física de todos”, refere Joaquim Jorge.

O investimento da câmara municipal foi de 80 mil euros, uma verba bem aplicada, segundo Joaquim Jorge, por ser uma aposta nas novas gerações e na sensibilização dos mais jovens para as questões ambientais, com ganhos para o bem-estar e para a saúde da população.

O objetivo é, assim, induzir nos jovens, comportamentos responsáveis e modos de mobilidade suave incentivando-os a “utilizar a bicicleta nas suas deslocações casa-escola, mas também nas deslocações para os seus momentos de lazer”, acrescenta o édil.

Outra vantagem esperada é que os jovens transmitam aos seus pais esta mudança de atitude mostrando-lhes as vantagens de andar a pé e de bicicleta em detrimento do automóvel.

“É essa evolução que queremos que se faça no nosso concelho através dos mais jovens esperando que eles sejam o elemento indutor de uma mudança comportamental para a nossa população”, observa Joaquim Jorge.