Arquiteto Gaspar Domingues condecorado a título póstumo pelo Presidente da República

Data: 01/02/2023
Créditos: https://www.facebook.com/antonio.domingues.1291
O senhor Arquiteto Gaspar André Moreira Domingues foi agraciado, a título póstumo, com a Ordem do Mérito, Grau Comendador, por sua Excelência o Presidente da República.

É com orgulho e alegria que a sociedade vê esta condecoração póstuma como um reconhecimento às qualidades, aos valores, ao trabalho e à dedicação que esta figura oliveirense colocou ao serviço da comunidade através de um conjunto de projetos inovadores de edifícios que fizeram parte, ao longo de décadas, do desenvolvimento da cidade e do concelho.

A distinção da Presidência da República é o justo reconhecimento da sua vida e obra, bem como das suas competências profissionais e do seu envolvimento social e associativo na vida de instituições de vária índole, das quais se destaca a importante ação que desenvolveu na Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis.

Este é um título honorífico mais que justo distinguindo uma figura marcante do progresso da cidade bem como das preocupações sociais que o acompanharam ao longo da sua vida.

O Arquiteto Gaspar Domingues foi professor do ensino técnico nas escolas industrial e comercial de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, exerceu no antigo colégio de Oliveira de Azeméis e desempenhou diversos cargos diretivos em associações e instituições concelhias.

Como arquiteto, Gaspar Domingues foi responsável, entre outros, por projetos de grande referência na cidade, como o Hotel Dighton, o Cineteatro Caracas, a Estalagem de São Miguel, a Biblioteca Ferreira de Castro, em Ossela, entre tantos outros.

Executou trabalho gratuitamente ao longo do tempo tendo projetado habitações, blocos habitacionais, lares para a terceira idade, infantários, quartéis de bombeiros, equipamentos desportivos, acompanhando e fiscalizando as obras com zelo e dedicação.

Além de ter desempenhado funções de vereador na Câmara Municipal, o arquiteto Gaspar Domingues recebeu vários louvores destacando-se a Medalha de Mérito e Dedicação da União das Misericórdias Portuguesas por relevantes serviços, um voto de louvor e gratidão da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social pelos serviços prestados, no plano social, ao longo de mais de duas décadas.