Autarcas e AMP avaliaram primeiro ano do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas

Data: 05/04/2023

O Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas AMP Sul – PAOITI esteve em avaliação esta terça-feira, nomeadamente o primeiro ano de execução dos projetos aprovados, ações destinadas a minorar as fragilidades de grupos da população mais vulneráveis.

A apresentação dos projetos e a sua avaliação decorreu na biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, em Arouca, com a presença dos presidentes das Câmaras de Oliveira de Azeméis, Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra e ainda de Ariana Pinho, da Área Metropolitana do Porto.

Ao abrigo do PAOITI - Plano de Ação das Operações Integradas do Território de Intervenção AMP Sul foram já aprovadas 30 operações no valor total de 14.719.189,88€, correspondendo a 60,42% do valor total do investimento para este território.

Consciente da necessidade de dar respostas sociais a desafios emergentes das populações desfavorecidas, o município de Oliveira de Azeméis submeteu ao PAOITI a aprovação e o financiamento de algumas operações diferenciadoras, direcionadas fundamentalmente à população idosa, a seniores em situação de isolamento social e a crianças e jovens com deficiência.

Em causa estão quatro operações da responsabilidade da autarquia oliveirense (Assistência Técnica do Município, Transporte Flexível, Arte e Cultura na Eira, Normal é Ser diferente) e uma quinta operação em que será beneficiária a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis (Mais e Melhores Anos).

Estas operações envolvem um investimento global aproximado de 1,3 milhões de euros.

“Estas ações são fundamentais para caminharmos para uma sociedade mais coesa e inclusiva, com mais e melhor qualidade de vida para oferecer aos munícipes”, refere o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.