Oliveira de Azeméis assinala o 39º aniversário de elevação a cidade

Data: 08/05/2023

As comemorações do 39º aniversário da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade decorrem ao longo do dia 16 de maio iniciando-se, às 09h00, com o hastear das bandeiras no Largo da República.

As comemorações incluem ainda, da parte da manhã, a realização da Assembleia Municipal Jovem, no Agrupamento de Escolas Ferreira da Silva, sob o tema “Conhecimento e Valorização de Figuras Ilustres”, destinado a dar a conhecer o maior número de pessoas do concelho que se destacaram nas mais diversas áreas.

À tarde (16h00), na Cabine da Leitura instalada no jardim público, Tavares Ribeiro irá contar “Histórias de Antigamente” e uma hora e meia depois (17h30) na biblioteca municipal Ferreira de Castro é apresentado o livro “Memórias do Nosso Tempo”, de Abílio Guimarães, obra que faz uma viagem às 19 freguesias do concelho através das aguarelas do artista oliveirense.

Foi através do projeto de lei nº174/111, aprovado em 1984 pela Assembleia da República, que Oliveira de Azeméis foi elevada a cidade vendo reconhecida, aos olhos do país, a sua realidade económica e social.

Neste dia, e desde 2016, ano em que foi instituído, assinala-se ainda o Dia Municipal do Bombeiro, comemorações que serão realizadas no dia três de junho.