Oliveira de Azeméis com boa saúde financeira

Data: 10/05/2023

A Câmara de Oliveira de Azeméis registou, em 2022, um crescimento do volume de investimento na ordem dos 34,9%, um aumento de 3,6 milhões de euros face a 2021.

Segundo o relatório de gestão aprovado na última reunião da Assembleia Municipal, o investimento passou de 10,4 milhões de euros em 2021 para 14 milhões no ano passado.

Neste período verificou-se ainda uma redução anual da dívida municipal de 826 mil euros passando a mesma de 7,9 milhões de euros em 2021 para sete milhões de euros em 2022. Em relação aos últimos seis anos, houve uma redução da dívida de 15,7 milhões de euros.

Do relatório de gestão sobressai, também, a redução substancial do prazo médio de pagamento que passou para 19 dias quando, em 2021, era de 39 dias e em 2020 de 62 dias.

A autarquia registou o ano passado um resultado líquido positivo de 12,8 milhões e um aumento anual de 15 milhões de euros em ativos municipais. Por sua vez, a receita totalizou 49,7 milhões de euros e a despesa 42,8 milhões de euros.

“Este relatório de gestão apresenta excelentes indicadores financeiros e de volume de investimento, mostrando que estamos no caminho certo e que somos uma câmara de boas contas e com saúde financeira”, salienta o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.

O relatório sobre as contas municipais dá conta ainda dos subsídios correntes e de capital atribuídos às juntas de freguesia que totalizaram, em 2022, mais de 1,2 milhões de euros. O apoio da Câmara Municipal a instituições sem fins lucrativos atingiu 1,5 milhões de euros.

Na parte relacionada com os gastos anuais de energia, nomeadamente eletricidade, combustíveis e iluminação pública, o documento mostra que, desde 2017 onde gastamos 2,1 milhões de euros, tem havido uma redução considerável dos encargos, que foram o ano passado de cerca de um milhão de euros.

O presidente da Câmara Joaquim Jorge referiu ainda que “temos muito orgulho no caminho trilhado, temos consciência do muito que ainda falta fazer, mas temos sobretudo a enorme ambição de sermos um dos melhores Concelhos do País para Viver, Investir e Trabalhar.”