Cidade comemorou em grande o seu 39º aniversário

Data: 17/05/2023

Oliveira de Azeméis comemorou esta terça-feira, 16 de maio, o 39º aniversário de elevação a cidade com um vasto programa marcado, essencialmente, pela participação cívica dos alunos do concelho e por iniciativas culturais.

As comemorações iniciaram-se cedo com a cerimónia do hastear das bandeiras do município e das corporações de bombeiros do concelho, assinalando o Dia Municipal do Bombeiro, data coincidente com o Dia da Cidade.

Uma hora mais tarde, na sede do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, realizou-se a Assembleia Municipal Jovem, um projeto de cidadania que convidou à participação cívica do universo escolar do concelho e que se desenvolveu à volta da valorização de figuras ilustres concelhias.

O projeto, da responsabilidade da Assembleia Municipal, Câmara Municipal e dos cinco agrupamentos de escolas, envolveu, nas várias fases, a participação de mais de 700 alunos do 4º, 8º e 11º ano das escolas do concelho culminando com a realização da Assembleia Municipal Jovem com a participação de cerca de 70 deputados.

O programa comemorativo prosseguiu da parte da tarde com “Histórias do Antigamente” contados por Tavares Ribeiro, no exterior da Cabine de Leitura, instalada na Praça José da Costa.

Ao final da tarde, na biblioteca municipal Ferreira de Castro, foi lançado o livro “Memórias do Nosso Tempo”, de Abílio Guimarães, onde o aguarelista oliveirense faz uma viagem artística ao património e às paisagens mais belas das 19 freguesias do concelho.