Praça Progresso recebe a primeira edição do “Encontro Internacional Ferroviário de Espinho”

Data: 21/06/2023

A integrar o programa de comemorações dos 113 anos da Linha do Vouga, no dia 22 de junho, irá decorrer a primeira edição do “Encontro Internacional Ferroviário de Espinho”, promovido pelo Município de Espinho e pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.

No Encontro, as “Reflexões sobre a Ferrovia” irão contar com a moderação de António Brancares, da APAC e debate entre Manuel Cabral, da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Xavier Lopez, do Museu Ferrocarril das Astúrias e Juanjo Olaizola do Museu Vasco del Ferrocarril.

Será ainda realizada por Pedro Mêda, do Instituto da Construção, uma intervenção sobre a Ferrovia no Plano Nacional de Investimentos 2030. De seguida, no sentido de assinalar a importância da Linha do Vouga para o território, serão apresentados o livro “Linha do Vouga – Património Imaterial” e o filme “À Volta do Vale das Voltas”.

O “I Encontro Internacional Ferroviário de Espinho” será realizado no âmbito do “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”, assinalando ainda o fim do projeto. Este consistiu num conjunto de ações, programadas em rede, para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, procurando explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.

O projeto @avoltadovaledasvoltas tem página no Facebook e Instagram e pode também ser consultado em www.avoltadovaledasvoltas.amtsm.pt.

O projeto é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

14:15 | Boas-vindas

14:30 | Sessão de Abertura

Maria Manuel Cruz | Presidente da Câmara Municipal de Espinho

José Pinheiro | Presidente do Conselho Diretivo da AMTSM