Festival Confrádico apresenta o melhor do mar e da terra, em pratos recheados de história

Data: 28/06/2023

A Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promovem, de 14 a 16 de julho, no Largo da República, a segunda edição do Festival Confrádico, inserido no programa de animação de verão “37.20”.

Para assegurar a organização do festival, a Câmara aprovou um apoio financeiro à Confraria CASAZ, no valor de 7.500€, que permitirá dar a conhecer aos visitantes os sabores da história e da tradição das onze confrarias gastronómicas presentes, que promovem o melhor do mar e da terra, através de iguarias únicas e representativas de várias regiões e costumes portugueses.

O nosso concelho, no ambicioso papel de anfitrião, faz-se representar ao mais alto nível gastronómico pela Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis e pela Confraria das Papas de São Miguel, que elevam mais alto a história e as tradições locais, com produtos distintivos da nossa identidade e memória coletivas.

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira estarão dignamente representadas pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores e pela Confraria Enogastronómica da Madeira, ambas defensoras de bons pratos e de bons garfos, que trazem, com certeza, o melhor do «nosso mar».

Já a Confraria dos Sabores da Abóbora, de Sosa divulgará as características "Papas de Abóbora de S. Sebastião" e a Confraria Gastronómica do concelho de Ovar, o famoso pão de ló de Ovar, para além dos frescos e salgados sabores da sua costa, que farão as delícias dos bons apreciadores de peixe.

A Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos, representada apenas por mulheres, eleva a um outro nível de sabor este tipo de rojões das “sainhas” que eram acompanhados por sarrabulho e tiras de fígado, e a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” pretende chamar a atenção para os moliceiros e para o património paisagístico, gastronómico e cultural que eles representam.

De Almeirim chegarão as tradicionais sopas da pedra e todo um repasto monumental e no menu da Confraria do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, o «carolino» será «Rei» e ajudará à divulgação do município de Benavente na vertente gastronómica.

Para Joaquim Jorge “é com orgulho que a Câmara Municipal apoia iniciativas de descoberta da riquíssima herança cultural e gastronómica de várias regiões do nosso país, ajudando a promover o nosso concelho, o turismo e os produtos endógenos, para além de estimular a economia local e o crescimento da nossa notoriedade e importância no exterior”.

Horário:

Sexta - 18h00 à 01h00

Sábado - 12h00 às 02h00

Domingo - 12h00 às 22h00

Confrarias participantes:

Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis

Confraria das Papas de São Miguel

Confraria da Pateira

Confraria do Arroz Carolino

Confraria dos Gastrónomos dos Açores

Confraria dos Sabores da Abóbora

Confraria Enogastronómica da Madeira