No âmbito da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ), que decorreu em Lisboa de 1 a 6 de agosto, Oliveira de Azeméis associou-se a esta efeméride acolhendo centenas de jovens estrangeiros.
Para que isto fosse possível, estiveram envolvidas várias pessoas e meios que desenvolveram esforços para que tudo decorresse de forma excecional e exemplar. Como tal, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis reconhece e enaltece essa dedicação, dando o merecido destaque a todos os envolvidos, desde a comissão organizadora local, às paroquias envolvidas, à Vigararia de Oliveira de Azeméis – São João da Madeira e aos voluntários.
Um reconhecimento especial também à Escola Soares Basto e às famílias de acolhimento que abriram as suas casas a estes jovens e os receberam com toda a atenção e carinho, imbuídas do verdadeiro espírito desta JMJ, e ao ex-vereador Ricardo Bastos que se disponibilizou para colaborar com a autarquia na criação de soluções para que tudo corresse na perfeição.
De realçar a animação e alegria que os jovens participantes trouxeram ao nosso concelho, esperando que levem de Oliveira de Azeméis recordações de uma terra com gente acolhedora e hospitaleira que teve um enorme prazer em acolhê-los.
Além deste desempenho local exemplar, uma nota para o País que esteve à altura de um desafio épico.
Um bem-haja!
Joaquim Jorge Ferreira
Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis