Oliveira de Azeméis terá uma nova rede de autocarros - UNIR

Data: 24/11/2023

Operando na área metropolitana do Porto (AMP), a UNIR, nova rede de autocarros que operará em Oliveira de Azeméis a partir de dia 1 de dezembro, compromete-se em garantir a qualidade de transporte público de passageiros através de uma nova forma de mobilidade, que se materializa numa frota renovada, mais linhas e horários, maior cobertura, conforto e consciência ambiental.

Esta nova rede metropolitana, gerida pela AMP, irá ligar o concelho aos municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Além de mudanças na frota de veículos, algumas paragens serão progressivamente relocalizadas e, há previsão de criação de novas paragens, em locais onde anteriormente não havia serviço de transporte público.

As linhas também serão alteradas, de forma a facilitar o processo, a UNIR harmonizou a numeração das linhas, identificadas com quatro dígitos seguindo uma lógica de atribuição por concelho. Oliveira de Azeméis terá os dígitos 123X, 124X (linhas urbanas) e 12XX.

Para utilizar o sistema de transporte UNIR, os utilizadores precisam de ser portadores do cartão Andante (título de transporte intermodal que permite utilizar os transportes públicos - autocarro, metro ou comboio - da Área Metropolitana do Porto) carregado com títulos de transporte indicado para o percurso a efetuar e deve ser validado antes de embarcar.

Outra alternativa é a compra direta do título de viagem a bordo, tendo esta opção tarifas superiores opção pré-paga do cartão Andante.

Com a entrada em operação da rede UNIR, espera-se uma mobilidade mais sustentável que, interliga os 17 municípios na AMP comprometida em garantir mais qualidade de vida aos passageiros, uma gestão mais eficiente das cidades e reduzir as emissões de carbono.

Serão 439 linhas de autocarros, uma frota reforçada de autocarros tendencialmente amigos do ambiente e a utilização exclusiva do sistema Andante, com bilhética e tarifários comuns a todos os municípios.

Informações  no site https://www.unirmobilidade.pt.

Consulte os horários aqui