Projeto Pão de Ul – Uma Profissão com História, apresenta livro e exposição nas comemorações de 5 janeiro

Data: 08/01/2024

Inserido nas comemorações de elevação a concelho, no passado dia 5 de janeiro, o projeto Pão de Ul – Uma Profissão com História, inaugurou uma exposição temática e apresentou o livro oficial do projeto.

No decorrer da cerimónia o presidente da câmara, Joaquim Jorge, relembrou a importância que o Pão de Ul tem para o município e frisou que, além de uma marca identitária para Oliveira de Azeméis, é uma tradição secular cujo conhecimento passou de geração em geração. Referiu ainda que, o Projeto Pão de Ul – Uma Profissão com História, que nasceu com a premissa de valorizar e honrar esta arte gastronómica e as padeiras e padeiros que a perpetuam, materializava-se agora, após quase dois anos de trabalho com a instalação de uma exposição temática e a publicação de um livro.

A exposição, constituída por diversos painéis fotográficos de grande formato, mostra a vida e rostos destas padeiras e padeiros, a arte e os utensílios utilizados no fabrico do pão de Ul, numa mistura de fotografias a cores e a preto e branco, criando uma dicotomia de temporalidades, o antes e o agora.

O livro oficial do projeto segue a vida de 22 padeiras e padeiros e as suas histórias e curiosidades, numa série de entrevistas, relatos e recolhas fotográficas. Ao longo de mais de 200 páginas, é possível vivermos o processo de fabrico do pão de Ul e percebermos os detalhes que tornam esta arte secular tão importante e única.

A exposição estará patente no TeMA até 5 de fevereiro e pode ser vista durante o horário normal de funcionamento: seg. a sex. 09h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30;

O livro estará disponível para aquisição na Câmara Municipal pelo valor de 18€.

Conheça o projeto

O projeto Pão de Ul: Uma Profissão com História, preten­de valorizar esta arte gastronómi­ca, uma das principais iguarias do concelho de Oliveira de Azeméis que é feita, quase na totalidade, de forma tradi­cional, ou seja, com a mestria e a sabedoria de sucessivas gerações de padeiras e padeiros.

O projeto teve início em março de 2022 através da recolha de testemunhos e imagens, foi tornado público a 13 de outubro desse mesmo ano através de conferência de imprensa, associando-se o seu lançamento às comemorações do Dia Internacional do Pão e ao longo de seis meses, mais concretamente, de 22 semanas entre janeiro e junho de 2023, marcou presença no universo digital do Município através da publicação semanal de documentários.

As figuras de destaque deste trabalho foram as 19 padeiras e 3 padeiros residentes nas freguesias de Ul e Travanca, que fazem do fabrico e da distribuição do pão de Ul a sua principal atividade, num total de 22 embaixadores do pão de Ul envolvidos.

Saiba mais aqui