Implementar a felicidade no trabalho é inovação e missão de futuro. Com esta premissa a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugurou na passada sexta-feira (9) o Núcleo para a Inovação e Bem Estar Laboral (NIBEL) no Centro de Negócios da Área de Acolhimento Empresarial Ul/Loureiro, juntando líderes, empresas e instituições com um objetivo comum: criar ambientes de trabalho mais humanos, felizes e com impacto real.
Através de iniciativa da ADRITEM, esta é a primeira incubadora europeia dedicada a projetos de inovação e investigação na Saúde Mental e Felicidade no Trabalho.
Joaquim Jorge Ferreira, Presidente da Câmara Municipal, uma das principais fundadoras do NIBEL (a par com a SIMOLDES), destacou a importância da inovação e da investigação em saúde mental e felicidade no trabalho.
“Desde a primeira hora que abraçamos de corpo e alma a possibilidade de desenvolver um projeto inovador voltado completamente para o bem-estar e saúde mental no local de trabalho”, focou o autarca. Destacando o importante papel do fator “inovação”, Joaquim Jorge realçou que “a humanização no local de trabalho é fundamental para o sucesso das organizações”, finalizando que este é um “caminho complexo que vale a pena fazer”.
Do programa inaugural do NIBEL fez ainda parte um painel interativo sobre “Felicidade no trabalho: serviço com propósito”, um momento de reflexão e partilha, moderado por Fernanda Freitas, apresentadora e jornalista com as intervenções de Teresa Pouzada, diretora não executiva da ADRITEM e Secretária Geral da AMTSM; de Maria Manuel Leitão Marques, ex-eurodeputada e José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.
A inauguração oficial do NIBEL contou também com as intervenções de António Castro, Presidente do Conselho de Administração da GAIURB e Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Portugal 2030.