Autarquia publica edição de prestígio sobre o concelho

Data: 13/12/2016
O livro projeta o concelho de Oliveira de Azeméis como um município moderno, empreendedor e inovador

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis acaba de publicar uma edição de prestígio sobre o concelho.

Segundo o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, a publicação “é mais um passo da estratégia de valorização do território”.

A obra, apresentada na Loja Interativa de Turismo, procura fazer uma viagem rápida ao município “e é um elemento que reforça a nossa identidade e o orgulho”, disse Hermínio Loureiro, reforçando que com a edição do livro “estamos também a aumentar a auto-estima dos oliveirenses”.

A obra, de 200 páginas, apresenta Oliveira de Azeméis como um concelho moderno e inovador com infra-estruturas culturais, desportivas, sociais e educativas de qualidade e caracterizado por um forte tecido empresarial que o coloca no “top 20” dos concelhos mais exportadores do país e com uma taxa de desemprego abaixo da média nacional.

Ao longo das páginas fala-se de um concelho competitivo e exportador, aliado à inovação e ao conhecimento onde se destaca a Escola Superior Aveiro-Norte, da Universidade de Aveiro.

O livro dá enfoque ainda ao turismo, com especial incidência para o parque de La Salette, à tradição com referência ao único centro de interpretação do vidro em Portugal e ao património.

A gastronomia não é esquecida bem como a rede de parques e os dois séculos de história do concelho onde se destacam três figuras importantes no seu desenvolvimento, Bento Carqueja, Soares Basto e o escritor Ferreira de Castro.

“Temos orgulho no passado e esperança nas novas gerações e é por isso que apostamos na educação e temos de continuar a aumentar a nossa competitividade e a criar emprego”, disse o presidente da Câmara na apresentação do livro, explicando que “tudo isso se faz em rede com as empresas, as pessoas, as instituições e as universidades”.

Falando do futuro, o autarca assegurou que “os oliveirenses não são de baixar os braços, agarrando as oportunidades e lutando por um município que queremos mais dinâmico, com mais vida, atractivo e com mais qualidade de vida”.

A publicação insere-se na estratégia de afirmação da marca Azeméis, contribuindo para “aumentar o orgulho dos oliveirenses e a sua auto-estima”.

Além do livro, a autarquia apresentou um vídeo promocional do município, com duração de cinco minutos, onde se evidenciam as belezas naturais, os valores culturais e gastronómicos, a tradição, o ensino e a investigação, a inovação empresarial, a arte, as infra-estruturas hoteleiras e desportivas e o lazer.