Oliveira de Azeméis revive o “cantar das Janeiras “

Data: 07/01/2017
Orfeão de Loureiro cantando as Janeiras nas ruas de Oliveira de Azeméis

A cidade de Oliveira de Azeméis reencontra-se hoje com a cultura musical, em particular com a realização do Encontro de Janeiras.

Cerca de duas coletividades do concelho cantam as Janeiras para todo o mundo diretamente através da RTP e animando as ruas do centro histórico.

É um ambiente de festa aquele que se vive na envolvência do Largo da República ao som das Janeiras, uma tradição ainda enraizada no concelho.

“A tradição das Janeiras faz parte da memória dos oliveirenses e pretendemos, através das associações culturais, não perder essa importante herança cultural”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Isidro Figueiredo, justificando a realização do Encontro de Janeiras.

O Orfeão de Loureiro, criado há 37 anos, e o Grupo de Cantares Villa Cesari, de Cesar, são dois dos muitos grupos presentes que animam musicalmente a tarde de hoje, com atuação em direto no programa “Aqui Portugal”.

“As Janeiras” ou o “Cantar as Janeiras” é uma tradição que envolve grupos de homens e mulheres que percorrem as ruas no início do ano cantando de porta em porta, desejando às pessoas um feliz ano novo, recebendo, hoje em dia, dádivas em dinheiro.

Em Oliveira de Azeméis essa tradição cumpre-se todos os anos pelas associações culturais.