Autarquia apoia coletividades em 131 mil euros

Data: 13/03/2017
O último apoio da Câmara de Oliveira de Azeméis a coletividades ascende a 131 mil euros

A Câmara de Oliveira de Azeméis assinou protocolos de cooperação com nove entidades no valor de 131 mil euros.

A comparticipação financeira contemplou as seis bandas filarmónicas do concelho, a União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis e a Associação de Estudantes da Escola Superior da Cruz Vermelha Portuguesa.

Segundo o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, os protocolos de colaboração financeira “atestam a vontade do executivo de continuar a apoiar o movimento associativo que continua a afirmar-se e a promover o nome de Oliveira de Azeméis dentro e fora do concelho”.

“Os compromissos são para se honrar”, disse o autarca, realçando que o executivo vai avançar com a “elaboração de um regulamento municipal com o objetivo de estabelecer as regras de atribuição de subsídios às coletividades”.

Os protocolos assinados dão continuidade à política de apoio ao associativismo que vem sendo seguida. Desta vez foram contempladas as seis bandas filarmónicas do concelho com quatro delas (Sociedade Filarmónica Cucujanense, Banda Musical de Fajões, Sociedade Musical Harmonia Pinheirense e Banda Musical de Santiago de Riba-Ul) a assinarem contratos-programa de comparticipação financeira para aquisição de fardamento.

O contrato-programa com a Banda de Música de Carregosa, também de 15 mil euros, destina-se à aquisição de instrumentos musicais. No que se refere à Banda Musical de Loureiro, a verba destina-se à aquisição de fardamento (5 000 euros) e de instrumentos musicais (10 mil euros).

No âmbito do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Salette”, que se realiza entre 8 e 11 de abril, foi assinado um protocolo de colaboração institucional e financeira entre a autarquia e a Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, no valor de 32 mil euros.

O município rubricou ainda com a União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, um protocolo de cedência de instalações da antiga EB1 de Travanca para sede da junta, e um outro acordo de colaboração com a Associação Académica da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa para a realização da Queima das Fitas e dos festivais de tunas masculino (“Rapagão”) e feminino (“Pik’Aqui”).