Projeto de inclusão pelo desporto vence o concurso “Azeméis Youth Business”

Data: 09/06/2017
Sílvia Ferreira, a vencedora da 6ª edição do "Azeméis Youth Business" com o projeto "Ténis para Todos, Capacitar para a Performance"

O projeto inclusivo “Ténis para Todos – Capacitar para a Performance”, da autoria de Sílvia Ferreira, venceu a 6ª edição do Concurso de Ideias de Negócio “Azeméis Youth Business”, promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.

O projeto”, distinguido pelo júri entre as seis propostas apresentadas, pretende promover a inclusão social através do desporto, em particular no ténis, estando direcionado para indivíduos com patologia ou necessidades especiais.

A operacionalização do projeto passa por um serviço de fisioterapia inovador baseado em programas de reeducação personalizados e de adaptação á prática desportiva estando contempladas avaliações biomecânicas do gesto técnico e da atividade física com o objetivo de prevenir lesões e reincidências.

Além da ideia vencedora, a quem foi atribuído um prémio monetário de 2 500 euros, o júri reconheceu valor a duas outras propostas atribuindo menções honrosas aos projetos “Carewellapp”, de Priscila Martins, e “Chapéus de Azemeles”, de Ana Silva.

O projeto de Priscila Martins é uma aplicação para telemóvel destinada a apoiar cuidadores de pessoas com doença de foro mental disponibilizando informação, um conjunto de soluções e apoios e chat para partilha de informação, funcionando como grupo de apoio.

Já o projeto “Chapéus de Azemeles”, com a marca “Flor de Cacau”, pretende aliar à gastronomia local, a confeção de um bombom em forma de chapéu, representando um dos acessórios utilizados pelos Azemeles, intermediários no transporte de animais e mercadorias cuja etimologia está ligada ao topónimo Azeméis. O produto será contextualizado com um boneco de pano representando um Azemele e contendo a informação histórica.

O concurso de ideias de negócios “Azeméis Youth Business” é uma iniciativa da autarquia de Oliveira de Azeméis, em parceria com o Projeto TIME e a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis e destina-se a incentivar o empreendedorismo através da criação de empresas de forte conteúdo de inovação de pequena escala na área do comércio e serviços.

O início da sessão do “Azeméis Youth Business” ficou marcada pela divulgação da medida SI2E de incentivo à criação, desenvolvimento e consolidação de micro e pequenas empresas em investimentos até 100 mil euros.

• Sílvia Ferreira, a vencedora da 6ª edição
  • Priscila Martins, projeto “Carewellapp”, menção honrosa