Autarquia inseriu 589 desempregados no mercado de trabalho

Data: 02/08/2017

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Oliveira de Azeméis conseguiu, nos últimos quatro anos, colocar 589 desempregados no mercado de trabalho.

Os números referem-se ao período entre 2013 e os primeiros sete meses deste ano. Dos 3530 desempregados apresentados por este organismo ao mercado de trabalho 589 (16,7%) conseguiram colocação em empresas e organismos.

Durante esse período o GIP fez um total de 7705 atendimentos, dos quais 1776 desempregados foram encaminhados ou integrados em ações de formação ou medidas de emprego.

Os números apurados nesse período revelam ainda que foram desenvolvidas 2059 ações de apoio na procura ativa de emprego e 4156 ações de informação sobre as medidas ativas de emprego e de qualificação profissional.

No desenvolvimento das políticas de apoio ao emprego e à requalificação profissional, a Câmara de Oliveira de Azeméis tem a funcionar, desde 2015, dois gabinetes de inserção profissional, unidades destinadas a apoiar, acompanhar e reintegrar desempregados na vida ativa.

Os gabinetes de inserção profissional deste município têm como responsabilidade a prestação de apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita cooperação com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Entre Douro e Vouga – Serviço de Emprego de São João da Madeira.

Segundo o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, “os GIP são instrumentos fundamentais para combater os níveis de desemprego no concelho embora a taxa de desemprego em Oliveira de Azeméis seja inferior à média nacional”.

“É importante continuar a criar condições para que os jovens entrem no mercado de trabalho e os desempregados possam regressar à vida ativa e é isso que temos vindo a fazer de forma a enriquecermos e a requalificarmos o nosso tecido empresarial”, destaca o autarca.