João Godinho e Abel Portal integram a toponímia da cidade

Data: 26/09/2017
Toponímia de Oliveira de Azeméis enriquecida com os nomes de João Godinho e Dr. Abel Portal

A toponímia de Oliveira de Azeméis passou a ostentar dois novos nomes, o Dr. Abel Portal, distinto médico já falecido, e João Godinho, um oliveirense que dedicou grande parte da sua vida ao serviço de importantes instituições e coletividades da cidade.

Mais de dois anos após a sua morte, a autarquia quis homenagear e perpetuar a memória de João Godinho atribuindo o seu nome à rua localizada junto à piscina municipal.

“As instituições que serviu conhecem bem o que era a personalidade deste grande homem que, coim paixão e alma, dedicou a sua vida às associações”, afirmou o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Oliveira e Silva, momentos antes de ser descerrada a placa toponímica.

João Godinho foi vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, vice-presidente da Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis (FAMOA), presidente do núcleo local dos Dragões de Azeméis, presidente da Assembleia Geral do Grupo Oliveirense de Teatro Amador (GOTA) e presidente da Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) da União Desportiva Oliveirense.

Na presença de representantes de instituições, familiares e amigos de João Godinho, o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, salientou a “total dedicação” do homenageado “às diferentes instituições e coletividades que serviu sem esperar nada em troca”.

“Com este gesto quisemos perpetuar João Godinho na toponímia da cidade porque a toponímia faz parte da nossa história”, afirmou o autarca, sublinhando que “esta foi a forma simples de lhe agradecer o trabalho que desenvolveu e o amor que nutriu por Oliveira de Azeméis”.

A outra figura perpetuada nas ruas da cidade é o Dr. Abel Portal. A autarquia descerrou uma placa toponímica com o seu nome numa artéria central transversal à rua Bento Landureza.