Autarquia aposta na mobilidade com as bicicletas "BiclAZ"

Data: 04/10/2017
As "BiclAZ" circulam pela cidade de Oliveira de Azeméis há mais de um ano

Não passam despercebidas pelas ruas da cidade e são uma das faces mais visíveis das políticas de mobilidade implementadas pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Dão pelo nome de “BiclAZ”, são 20 bicicletas com ajuda elétrica e fazem parte do sistema de bike sharing implementado pela autarquia.

As duas dezenas de bicicletas com auxílio elétrico funcionam há cerca de um ano e a boa adesão por parte da população deixa a autarquia satisfeita. Foi um grande desafio que o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, diz “ter sido vencido” mas que tem de ter continuidade para se conseguir a disseminação do uso da bicicleta por todos.

“Esta tem sido uma aposta forte do executivo com a preocupação de fornecer às pessoas outras alternativas aos transportes instalados com todas as vantagens que daí resultem como a redução de gases poluentes, a melhoria da qualidade do ar, a diminuição do ruído, a poluição sonora ou a melhoria da mobilidade na cidade”, refere o autarca.

Além destas, outra vantagem se destaca com o uso da bicicleta: os ganhos para a saúde pública através do exercício físico e do bem-estar dos utilizadores.

O sistema de bicicletas de uso partilhado segue a linha da política nacional de descarbonização das cidades. “Essa tem sido sempre uma preocupação nossa, a de proporcionarmos aos oliveirenses meios de deslocação mais sustentáveis”, sublinha Isidro Figueiredo, reforçando que a complementar esta política, e depois de construída a primeira ciclovia da cidade, a autarquia tem projetada, até 2020, a construção de mais troços que permita não só o usufruto das “BiclAz” mas também seja fator de motivação para as pessoas desenvolverem atividade física.

“Apostamos incondicionalmente na bicicleta, queremos que ela seja utilizada pelo maior número de pessoas não deixando de a promover e incentivar também na vertente desportiva, quer apoiando as equipas de formação da Escola de Ciclismos Bruno Neves e Bike Clube de Portugal, quer associando-nos a eventos desportivos como a Volta a Portugal em Bicicleta e competições internacionais de BTT”, adianta o autarca de Oliveira de Azeméis.

O sistema de bicicletas custou 75 mil euros e inclui três estações, uma localizada perto do Largo da República, uma outra junto á Loja Interativa de Turismo, na Praça da Cidade, e uma terceira junto à piscina municipal.

A gratuitidade do sistema termina em 2018.

O sistema Bike Sharing

- 3 parques de estacionamento:

Junto ao Largo da República
  Praça da Cidade
  Piscina municipal

- Necessário registo inicial de adesão

- Tempo máximo de utilização permitida de 2 horas

- Investimento de 75 mil euros

- Cartão de utilizador válido por um ano e renovável

- Utilização interdita a menores de 14 anos

- Proibido ao utilizador emprestar, alugar, vender ou ceder a terceiros a bicicleta