Presidente da República elege como melhores os empresários oliveirenses

Data: 12/12/2017
Empresários oliveirenses elogiados pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que há uma “revolução silenciosa” que está a mudar o país, feita pelos empresários portugueses.

O chefe de Estado, que falava na cerimónia de inauguração do centro tecnológico da CHETO, uma empresa especializada na conceção e produção de máquinas-ferramentas para o setor dos moldes e instalada na Área de Acolhimento Empresarial de Ul-Loureiro, em Oliveira de Azeméis, considerou os empresários portugueses, incluindo os industriais oliveirenses, dos “melhores do mundo”.

“Este é um exemplo de excelência de revolução silenciosa”, disse o presidente da República, referindo-se à empresa oliveirense que investiu nas novas instalações 1,3 milhões de euros provenientes do programa Portugal 2020 e cerca de 700 mil euros de fundos comunitários.

“Quando somos muito bons, somos mesmo bons”, sublinhou Marcelo rebelo de Sousa, classificando os centros de pesquisa e de investigação nacionais “dos melhores do mundo”.

O chefe de Estado disse que todos os dias empresários, trabalhadores e jovens qualificados estão a fazer essa revolução subterrânea mas alertou que “temos de ter visão de futuro e bom senso” e que “a estabilidade política, social e fiscal são fundamentais para este caminho de futuro”.

As novas instalações da CHETO ocupam uma área de 10 mil metros quadrados e representam, segundo o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, a prova de que o município e os industriais estão prontos a “vencer os desafios da modernidade e da competitividade”.

O autarca disse que o objetivo é ir ainda mais longe atraindo empresas de base criativa e tecnológica e criando redes de conhecimento aproveitando a capacidade dos empresários.

Segundo Joaquim Jorge, o investimento da CHETO mostra que os industriais oliveirenses “têm uma estratégia de crescimento e que a inovação tecnológica é importante para continuarem a competir nos difíceis mercados internacionais”.

O autarca de Oliveira de Azeméis salientou o saber fazer, a atitude, a persistência, a inovação e o conhecimento dos empresários e disse que o município quer continuar a “aumentar o peso que tem na economia nacional e nas exportações ajudando Portugal a reforçar a sua competitividade”.

“Os empresários oliveirenses são autênticos embaixadores no mundo levando bem longe a qualidade e a competitividade da indústria portuguesa”, realçou o autarca desejando que “a batalha da competitividade da economia portuguesa continue a ser um desígnio nacional como é aqui em Oliveira de Azeméis”.

Com a inauguração do centro tecnológico, a CHETO espera atingir um volume de negócios na ordem dos 10 milhões de euros e de 6,5 milhões em exportações.