• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Balcão Único
  • Banner Pão de Ul: Uma profissão com história
  • Banner Projeto A NOSSA FREGUESIA...
  • Banner Bupi
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Portugal 2020
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Entrevista: As expectativas, os projetos e os investimentos das juntas de freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis

Data: 15/12/2017
Oliveira de Azeméis

A Câmara Municipal dá a conhecer os principais projetos que as juntas de freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis pretendem concretizar nos próximos quatro anos. Em entrevista, os responsáveis autárquicos demonstram a sua determinação e empenho em trabalhar para o bem-estar das populações, elevando os níveis de qualidade de vida.

Presidente da Junta de Freguesia de Carregosa | Helena Moreira
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
A Junta de Carregosa pretende dar respostas a algumas necessidades imperiosas da freguesia como dar continuidade às obras que se encontram a ser realizadas na via que liga Carregosa a Teamonde, procedendo-se ao seu alargamento, melhoramento e infraestruturação, e concretizar a ligação da Rua da Saudade à EN 224 e infraestruturação necessária, realização de aparcamento, alargamento do cemitério e arranjo urbanístico envolvente.
Queremos proceder ainda à requalificação Urbana e Paisagística do Parque Verde e à construção de pavilhão desportivo para apoio e dinamização da atividade desportiva. É fundamental também a infraestruturação da Zona Industrial de Carregosa, a recuperação da Av. Ferreira de Castro e a sua ligação à Rua das Matas e Rotunda do Limite (fronteira com Fajões).
Temos ainda em plano realizar obras de melhoramento na Rua da Longra, Rua do Ribeiro, Rua dos Combatentes, Av. Ferreira de Castro, Rua do Nicho, Rua Luís Soares (até ao limite do povoado) e Rua N.ª Sr.ª de Lurdes.
Estes projetos estão pensados para o potenciar dos recursos existentes, designadamente o Nó da A32 junto à Zona Industrial, o tecido empresarial ali implantado e a manifesta necessidade de expansão; a existência de um Parque Verde com a dimensão aproximada de 100 000 metros de terreno, atravessado pelo Rio Antuã e o Parque de Jogos. Conjuntamente, estes projetos serão reflexo do progresso e desenvolvimento económico, social e cultural da população carregosense, das suas coletividades e instituições.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Não dispomos de recursos económicos que permitam “sonhar” com esta dimensão. De todo o modo, cremos que estes projetos são concretizáveis, com o apoio direto ou indireto da autarquia. A potenciação do concelho, numa ótica de expansão assente na racionalização do investimento, faz todo o sentido nos dias que correm. Este deverá ser o caminho a seguir para alcançar o crescimento saudável e eficaz da freguesia de Carregosa e melhoria da qualidade de vida dos carregosenses.


Presidente da Junta de Freguesia de Cesar | Augusto Silva
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
O meu executivo espera ver concluída a rede de saneamento básico nos lugares das Cavadas e Vilarinho bem como a ligação do emissário do saneamento à ETAR e a instalação do novo posto da GNR. Na educação destaque para a construção da cantina no Jardim de Infância de Vilarinho e requalificação da EB1 e Jardim de Infância do Picôto.
Destaco ainda o melhoramento do acesso da Zona Industrial à A32 e a repavimentação e alargamento da Rua das Matas, Pinheiral, António Correia Gomes e Rua do Mergulhão, além da repavimentação das ruas de Mirões, Abílio Campos, Francisco Reis, Alto das Cavadas e ligação da Igreja ao lugar do Picôto. Queremos devolver os passeios aos peões nas diversas artérias da vila, construir 1 500 m2 de passeios, incluindo num dos lados da EN 327, fazer a ligação da Igreja à Praça da Liberdade.
Na ação social o objetivo é dinamizar a Comissão Social de Freguesia e concluir o edifício de habitação social. Apoiaremos as associações locais, daremos continuidade à festa das coletividades “Associa em Ação”, avançaremos com o Circuito Pedestre PR1 Cesar e com o parque de lazer e circuito de manutenção “Casa do Monte”.
É nosso objetivo ainda a recuperação da antiga padaria para apoio à comercialização e divulgação de produtos agrícolas locais e artesanato e a concretização da horta comunitária destinada principalmente às famílias apoiadas pela C.S.F. Cesar.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
A Junta de Freguesia de Cesar espera um trabalho de parceria constante, na resolução dos problemas de Oliveira de Azeméis e dos oliveirenses. Temos toda a confiança neste executivo e estamos certos que desenvolverão um trabalho de proximidade com as Juntas de Freguesia, estabelecendo prioridades para a resolução dos problemas dos oliveirenses.


Presidente da Junta de Freguesia de Fajões | Óscar Teixeira
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
São alguns os projetos que eu espero que venham a ser concretizados para a minha freguesia na medida em que são relevantes para melhorar a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento de Fajões.
Desses projetos quero realçar a implementação das redes de água e de saneamento para fazer face às necessidades básicas da população e evitar problemas de saúde pública.
Um segundo projeto, também de vital importância para a freguesia, será a conclusão da Via do Nordeste, um investimento que permitirá um acesso rápido ao centro da freguesia que por sua vez criará um acesso à rua das Póvoas, tendo como objetivo a ligação às indústrias localizadas nessa área interior da freguesia de Fajões, desviando o trânsito de pesados para essas mesmas empresas, do centro da freguesia.


O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Do executivo camarário espero, fundamentalmente, proximidade e o acompanhamento das necessidades da freguesia de Fajões, tanto ao nível da Junta de Freguesia como das associações e da população.
Espero igualmente, nos próximos quatro anos, que haja um equilíbrio na distribuição das verbas entre as diversas freguesias tendo em conta as freguesias que menos cresceram nos últimos anos.
Do relacionamento com o novo órgão autárquico conto, naturalmente, com o diálogo e a discussão das problemáticas da freguesia de Fajões.


Presidente da Junta de Freguesia de Loureiro | José Queirós
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
Nos próximos quatro anos gostava de ver crescer o potencial empreendedor da freguesia de Loureiro atraindo mais empresas, mais investimento e mais emprego.
Temos o Centro de Negócios que precisa de ser dinamizado, proporcionando aos empresários um local de encontro onde possam realizar reuniões, promover seminários temáticos, apresentação de projetos que possam surgir, bem como a eventual promoção de eventos culturais.
Para tal é fulcral a construção de bons acessos às zonas industriais implementadas nesta freguesia bem como a execução de redes fundamentais como as de saneamento, água e eletricidade, imperativos para o desenvolvimento de Loureiro e das suas infraestruturas.
Gostava de ver requalificadas as ruas, e os caminhos florestais, bem como uma maior limpeza e asseio da freguesia. Anseio ver ainda executado o campo de futebol do Clube Desportivo de Loureiro.


O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Espero um bom relacionamento institucional e espero do município o reconhecimento que loureiro é uma freguesia com muito potencial e que são necessárias infraestruturas que permitam o seu desenvolvimento.

Presidente da Junta de Freguesia de Macieira de Sarnes | Florbela Silva
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
Pretendemos executar algumas obras importantes para a freguesia, nomeadamente continuar com a construção de passeios ao longo da Estrada Nacional 327, a tão falada obra da Quinta do Miranda. Em causa está a construção, além de passeios, lugares de estacionamento e os respetivos muros de vedação da propriedade, bem como a construção de muros e passeios desde a presa até à curva da Ribeira, obras muito essenciais no que respeita à segurança dos peões e condutores.
Outra obra a executar é a ampliação e requalificação da Capela Mortuária, uma vez que a que dispomos não satisfaz as necessidades da população.
Queremos também alargar, colocar tapete, construir passeios e eletrificar a Rua dos Ingleses que atualmente possui um elevado trafego diário, motivado não só pelo crescendo industrial dessa área, como pelo facto de ser mais um acesso importante para a freguesia e onde cada vez mais pessoas realizam as suas caminhadas diárias.
É objetivo ainda realizar uma intervenção total na Rua Nova do Rio e na Rua das Laboeiras, bem como a conclusão do projeto de sinalização.
Pretende-se também a criação de um parque infantil, complementado com alguns equipamentos de manutenção para os adultos, e dotar o Campo da Vessada com equipamentos indispensáveis à prática do lazer e do convívio.
Outra ambição é potenciar a freguesia com uma agenda cultural cada vez mais atrativa, sendo necessária a construção de um centro cívico para o efeito.
Apoiar o associativismo, potenciar a escola de forma a atrair mais alunos, estar atenta às necessidades das pessoas são compromissos assumidos e a honrar.
Estes projetos só são possíveis se o Executivo da Câmara Municipal tiver a sensibilidade necessária para escutar as necessidades de Macieira de Sarnes.


O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Espera-se uma parceria construtiva, imparcial, séria e produtiva para as questões da freguesia.


Presidente da Junta de Freguesia de Ossela | José Santos
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
Nos próximos quatro anos temos algumas prioridades em termos de investimento que gostaria de ver realizadas. Refiro, em primeiro lugar, a concretização do Pólo Multigeracional na Escola de Santo António, cuja candidatura e projeto já se encontram em execução nos serviços técnicos da Câmara Municipal.
Além de outros troços, pretendemos avançar com a requalificação, incluindo a colocação de tapete, das ruas José Bento Pereira e Padre António José Rodrigues do Carmo. A nível viário destaque ainda para a abertura de uma rua alternativa à de Cimo de Vila, desde a Rua José de Almeida até ao Largo de Passô, e a conclusão da rua Elena Muriel.
Outras obras prioritárias são a requalificação do Jardim de Infância e ATL de Vermoim e o aumento da escola de Selores, com mais uma sala de aulas e sala-refeitório. Nos próximos anos vamos interceder pelo arranjo da Ponte Nova, pugnar pela Urbanização de Selores, prometida há mais de 20 anos, e pela requalificação da estrada 224, entre Baralhas e Vermoim.
Outro investimento que queremos ver feito é a requalificação da parte envolvente à Casa-Museu Ferreira de Castro.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Acredito numa boa relação e grande apoio do novo executivo municipal. Estou pronto, de alma e coração, para um bom relacionamento e uma franca colaboração com todos aqueles que desejam e querem o melhor para a sua terra, quer a nível do concelho, quer a nível de freguesia.
Darei o meu máximo por esta maravilhosa freguesia de Ossela que tanto amo, recordando que ela é conhecida em todo o mundo por nela ter nascido um dos maiores escritores de todos os tempos que tive o privilégio de conhecer e privar com ele - Ferreira de Castro.

Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Gândara | António Marques
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
São vários os projetos que pretendo executar ou que sejam executados nos próximos quatro anos na minha freguesia. O mais desejado, e que não é da competência da Junta de Freguesia, é a rede de água e saneamento, o qual sem dúvida alguma gostaria de ver concluído nos próximos quatro anos.
Quanto a outros projetos, gostaria de construir uma capela mortuária, conseguir cativar uma empresa ligada à saúde para ocupação do espaço do antigo posto médico, podendo desta forma proporcionar serviços de saúde à população, e executar algumas pavimentações e alargamentos já identificados.
Gostaria ainda até ao final do mandato de colocar novas placas de toponímia em todas as ruas, avançar com o embelezamento da zona central da freguesia, criando uma zona pedonal com nova iluminação pública e espaços verdes, assim como criar um passeio pedonal junto ao Rio Negro para ser possível desfrutar das belíssimas paisagens que possuímos.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Espero ter um excelente relacionamento com o novo executivo camarário, assim como um maior apoio por parte da Câmara Municipal, o que não será difícil uma vez que nos últimos anos praticamente não tivemos apoio. Somos uma freguesia com um grande potencial mas que tem bastantes dificuldades e necessidades de investimento. Acredito que vamos ser mais escutados e tratados de uma forma mais honesta, fazendo ver os nossos pontos de vista e discutindo os mesmos como verdadeiros parceiros.

Presidente da Junta de Freguesia de São Roque | Amaro Simões
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
Sem prejuízo de outras oportunidades que possam surgir temos projetos importantes que esperamos ver concretizados, o primeiro deles a implementação da zona industrial de Costa Má.
Trabalharemos ainda para que a cobertura do polidesportivo da antiga escola da Igreja seja uma realidade, bem como a reabilitação da sede do antigo Sindicato dos Operários Vidreiros.
O nosso plano de investimentos para os próximos quatro anos inclui igualmente a reabilitação da Ponte dos Moinhos, em colaboração com a nossa Câmara Municipal e a Câmara Municipal de São João da Madeira, bem como a implantação de passeios na rua do Infantário e rua P. Pereira da Costa, além do prolongamento de passeios na rua Centro Vidreiro e rua da Lomba, ambas no lugar de Bustelo.
A conclusão da rede de saneamento, um investimento fundamental para melhorar a qualidade de vida dos habitantes da freguesia, consta dos projetos prioritários ambicionados para este mandato.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Só posso pensar positivo. A minha maneira de estar e exercer as funções de Presidente de Junta, pautou-se sempre por uma postura de respeito e cooperação com os presidentes da câmara, vereadores e técnicos.
Estou certo que uma postura de colaboração isenta, séria e empenhada com todas as Juntas de Freguesia vai ser a preocupação desta Câmara Municipal. É óbvio que, sendo este o meu último mandato, espero um apoio correto e uma colaboração solidária da Câmara Municipal. O mesmo poderá contar a Câmara Municipal da Junta de Freguesia. Há condições objetivas propícias para um mandato frutuoso e produtivo para bem de Oliveira de Azeméis e das suas freguesias.

Presidente da Junta de Freguesia de Cucujães | Simão Godinho
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
Temos um conjunto de investimentos que fazem parte do plano de obras até 2021. Além do setor viário, faz parte das nossas pretensões a requalificação da zona do Museu Regional, cemitério e largo do Cruzeiro por se tratar de uma zona bastante frequentada. Também é urgente o reforço da iluminação pública no Largo do Padre Mário Ferreira e escadório.
Temos prevista ainda a criação de uma zona de lazer no lugar do Teso, junto ao complexo desportivo municipal, dotado com circuito de manutenção, zona ajardinada, arborização, bancos e mesas.
No plano viário há melhorias a fazer, nomeadamente a pavimentação da rua António José Godinho e a requalificação da rua do Mosteiro, eliminando o piso em paralelo com a respetiva pavimentação em toda a sua extensão, introdução de sinalética e construção de passeios.
Pretendemos a requalificação de outras vias: rua Padre José Manuel Soares Albergaria, rua Faria de Cima, Beco e rua das Manguelas. Em plano está ainda a execução de passeios e correção da drenagem de águas na rua do Couto.
Além da melhoria dos sanitários públicos, no Largo da igreja, o plano de obra até 2021 inclui a requalificação do anfiteatro ao ar livre.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Espero que seja um relacionamento irrepreensível, dotado de seriedade e transparência. No que diz respeito ao apoio, espero que Cucujães possa ver concretizados alguns projetos e obras mais prioritárias para a Freguesia, tendo em conta os já enumerados anteriormente.

Presidente da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo | Manuel Rebelo
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
A União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo carece de muitas prioridades.
Entre as necessidades mais prementes em Nogueira do Cravo está o arranjo paisagístico dos jardins e espaços envolventes da Feira dos 27 que os torne mais atrativos para o lazer da população e seja o cartão-de-visita da freguesia.
Nos nossos objetivos está, também, a criação de um espaço sénior de leitura e lazer em substituição do abrigo dos reformados e o arranjo das casas de banho e parque infantil uma vez que este se encontra num estado deplorável.
A nível viário salientamos o alargamento do entroncamento entre a rua Marquês de Marialva com a Rua Luís de Camões uma vez que, devido ao estrangulamento de trânsito nesse local dada a pouca largura da via, a visibilidade é praticamente nula impedindo a boa circulação tanto para os moradores como para as empresas aí instaladas.
Quanto à rua Nossa Senhora dos Prazeres pretendemos o seu alargamento com acesso à rua Manuel Pereira Godinho. É urgente ainda proceder à retificação e ao alargamento em algumas zonas da rua D. Sebastião Soares de Resende. Este acesso é o único de Macieira de Sarnes mais direcionado ao centro do concelho, bem como para a A32.
Em Pindelo destaco o alcatroamento da rua da Remolha, muito utilizada por atletas do pavilhão da PARC, e da rua da Indústria, via com o piso muito degradado que atravessa a zona industrial. Destaque ainda para a rua do Pereiro, em Pinhão, que necessita do arranjo das valetas para desvio das águas pluviais e para a rua D. Manuel II com a Via do Nordeste onde pretendemos fazer o arranjo paisagístico junto à rotunda e passeios em direção a Bustelo-São Roque.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Esperamos ter um bom relacionamento e sermos parceiros no progresso do nosso concelho, na consolidação e no engrandecimento da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo.

Presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail | Manuel Alberto Pereira
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
Somos a maior União de Freguesias do concelho e uma das maiores do país. Temos uma área extensa e todos sentem muitas carências. Por isso, em vez de referir projetos, destaco 5 áreas em que procuraremos prestar os melhores serviços aos nossos fregueses.
No apoio às escolas e famílias iremos melhorar a manutenção dos espaços escolares e de ATL, bem como pugnar pela reabilitação e construção de novos espaços que possam acolher as nossas crianças de tenra idade.
No que respeita à rede viária, mobilidade e espaços verdes valorizaremos a rede existente, designadamente a nível da limpeza e eliminação de obstáculos em passeios e zonas pedonais e pugnaremos por uma mais rápida ligação ao Parque da La Salette, assim como pelo alargamento do serviço do TUAZ.
A nível de equipamentos promoveremos a requalificação dos edifícios da sede da União, onde temos um auditório, assim como a Casa dos Socorros Mútuos em Santiago de Riba-Ul. No que respeita à gestão dos cemitérios iremos encetar as necessárias diligências para dignificar estes espaços de culto público em todas as freguesias da União.
Relativamente às associações, à cultura e ao desporto e em cooperação com os diferentes grupos culturais e desportivos procuraremos apoiar e potenciar a diversidade cultural e desportiva.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Tendo noção das enormes dificuldades que a Câmara Municipal atravessa, especialmente a nível financeiro, esperamos que haja um excelente relacionamento pois só assim poderemos vir a atingir os níveis de satisfação que desejamos para podermos melhorar a qualidade de vida de todos os fregueses da nossa União de Freguesias.

Presidente da Junta da União de Freguesias do Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca | Susana Mortágua
Quais os principais projetos que pretende executar nos próximos quatro anos na sua freguesia?
A União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz tem muitas potencialidades que não estão a ser devidamente aproveitadas. Desde os seus espaços naturais, ao seu património construído e à força e talento das suas gentes, há muito a explorar e estimular.
Assim, pretendemos investir em algumas obras mas também promover ações imateriais envolvendo toda a população.
Queremos renovar o parque infantil de Travanca e promover a ampliação do parque natural de Pinheiro da Bemposta, dotando-o de infraestruturas e equipamento adequado ao seu uso e a atividades de convívio, lazer e desporto. Projetamos dar continuidade à construção da capela mortuária de Palmaz.
Queremos trazer e incentivar dinâmicas fortes a nível social e cultural. Um dos objetivos é criar uma agenda cultural do centro histórico da Bemposta com uma programação anual contínua: reprodução de eventos históricos (foral de Figueiredo e Bemposta, por exemplo), música, fado, teatro e outras manifestações culturais, dando oportunidade às nossas associações e instituições de demonstrarem as suas qualidades e de promover o nosso património cultural imaterial.
É ainda intenção organizarmos um mercado mensal dos produtos agrícolas, artesanato e outros produtos com valor local, de uma forma rotativa pelas três freguesias.

O que espera do relacionamento e do apoio da autarquia de Oliveira de Azeméis?
Perspetivo um relacionamento onde a cooperação, o diálogo e o trabalho contínuo esteja sempre presente. Acredito que o esforço feito em conjunto terá sempre como principal objetivo o desenvolvimento do nosso concelho e da nossa União de Freguesias.

  • Facebook Instagram Youtube TeMA Arquivo Municipal
  • Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette
  • Parque Temático Molinológico Azeméis Educa IPORTO Iporto - Agendas Academia de música
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]