Consórcio luso-mexicano para produção de moldes visita empresas de Oliveira de Azeméis

Data: 22/01/2018
Cinco empresas oliveirenses estão envolvidas no consórcio luso-mexicano

Sete diretores de entidades mexicanas ligadas à investigação e à tecnologia estão em Oliveira de Azeméis para visitar cinco empresas do setor dos moldes que integram um consórcio luso-mexicano destinado à produção de moldes em Portugal e no México.

O objetivo da comitiva é conhecer, durante esta semana, as empresas oliveirenses e o setor dos moldes bem como as instituições científicas e tecnológicas que suportam este importante setor da economia portuguesa.

Na receção aos industriais e aos responsáveis mexicanos, que decorreu nas instalações da Escola Superior Aveiro Norte, o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, elogiou a capacidade dos empresários oliveirenses que faz com que o município seja o sétimo concelho mais exportador da região norte e possua empresas líderes em muitos setores como os dos moldes, calçado ou colchoaria.

O autarca explicou que a capacidade empresarial instalada em Oliveira de Azeméis é acompanhada da aproximação do tecido empresarial às universidades, ao sistema científico e tecnológico e à existência de parcerias.

Na base do consórcio luso-mexicano esteve a participação de sete empresas, cinco de Oliveira de Azeméis e duas da Marinha Grande, da Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL) e do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Plásticos e Ferramentas Especiais (CENTIMFE), num projeto de internacionalização para o mercado mexicano.

Desse projeto resultou uma parceria com o Centro Público de Investigação Mexicano (CIATEQ) para a criação de um consórcio englobando uma escola de formação profissional, um centro de inovação e uma organização produtiva de moldes que terá sede na cidade de San Luís Potosi, no México.

A participação das empresas e entidades portuguesas neste projeto visa a produção de moldes nos dois países e permitir às entidades envolvidas o acesso aos mercados português e mexicano.