Autarquia mais perto de lançar concurso para a requalificação do cineteatro Caracas

Data: 08/02/2018
Em 2020 a cidade de Oliveira de Azeméis deverá ter um "novo" cineteatro Caracas

As obras de requalificação do cineteatro Caracas poderão iniciar-se no decorrer do segundo semestre deste ano, anunciou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.

“Esperamos criar condições para avançar com os trabalhos de requalificação do edifício no segundo semestre de 2018, essa é a nossa intenção, disse o autarca na apresentação daquela que deverá ser a última programação da casa de espetáculos da cidade até ao início de 2020, a data em que poderão ficar concluídas as obras.

Adquirido há cerca de duas décadas pela autarquia, o cineteatro Caracas deixou há muito de reunir condições compatíveis com as exigências atuais de uma sala de espetáculos pelo que a autarquia quer inverter a situação prevendo investir na sua remodelação cerca de quatro milhões de euros, uma verba que “vai exigir um grande esforço financeiro da autarquia”.

Mas será um esforço que, segundo o autarca de Oliveira de Azeméis, vai valer a pena porque “o objetivo é termos entre o final de 2019 e o início de 2020 um equipamento cultural moderno, funcional e com todas as condições de conforto e segurança para os seus utilizadores”. As obras implicarão a redução de cerca de 10% dos 665 lugares sentados reservados ao público.

A intervenção prevista incidirá ao nível do mobiliário, equipamento e “mecânicas de cena” estando o executivo a trabalhar, neste momento, “num conjunto de projetos de especialidade ao nível dos equipamentos de vídeo, áudio e iluminação”.

A autarquia tem estado a trabalhar sobre o anteprojeto inicial mas fez alterações ao projeto de arquitetura de forma a “adequar o edifício às respostas que deve dar um equipamento desta natureza”, refere o autarca, adiantando que, depois de concluídos os projetos da especialidade, “vamos avançar para o concurso transformando o velhinho cineteatro Caracas num equipamento moderno e adaptado às exigências atuais do público”.

O autarca Joaquim Jorge fala de “um equipamento completamente ultrapassado que necessita de uma intervenção profunda para os próximos 50 anos dando aos oliveirenses outras condições de segurança e conforto para desfrutar de uma programação ainda mais arrojada daquela que tem sido oferecida ao público”.

O presidente da autarquia sublinha que, “com as condições e as características atuais do cineteatro e por muito mais rica que seja a agenda cultural, ou a programação que possamos definir para o equipamento, estaremos sempre numa situação de grande debilidade face aos concelhos vizinhos”.

O autarca pretende, por isso, através da requalificação do cineteatro Caracas tornar Oliveira de Azeméis competitiva em matéria cultural oferecendo “excelentes condições físicas e uma agenda que nos permita, num quadro regional, a captação de públicos de municípios limítrofes”.

“Teremos uma casa de espetáculos preparada para aquilo que são os desafios de um público exigente e para uma programação cultural com capacidade para captar novos públicos”, garante Joaquim Jorge.

A execução das obras, com prazo de 18 meses, implicará a indisponibilidade do cineteatro para receber programação cultural obrigando a autarquia a procurar outros equipamentos espalhados pelo concelho.

As obras de requalificação do edifício terão financiamento comunitário.