SIAC sensibiliza alunos e população sénior no Dia Mundial do Consumidor

Data: 21/03/2018
sensibilizar foi a palavra de ordem do SIAC para o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O Serviço de Informação e Apoio ao Consumidor (SIAC) de Oliveira de Azeméis assinalou, ao longo de uma semana, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com sessões de esclarecimento direcionadas a alunos e à população sénior.

Os mais pequenos, melhor dito, os alunos do 4º ano do ensino básico do externato Despertar, da EB1 de Azagães e da EB1 do Outeiro foram sensibilizados, através do jogo de tabuleiro digital “Gerir e poupar: trocado em miúdos”, para a gestão e a poupança do dinheiro.

Ainda para alunos, desta vez do Cenfim, o SIAC convidou Ana Passos, do Gabinete de Proteção Financeira da DECO, para falar sobre gestão do orçamento familiar e do crédito ao consumo enquanto os alunos do 10º, 11º e 12º ano de escolaridade da escola Soares Basto foram alertados para os perigos das compras por impulso e para as fraudes em pagamentos online, numa ação dinamizada pelo Banco de Portugal.

Para a população sénior o SIAC promoveu duas sessões, uma sobre práticas enganosas e agressivas na junta de freguesia de Carregosa, orientada por Ana Pinheiro, e a segunda sobre serviços públicos essenciais destinada aos alunos da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis.

Orientada pela diretora do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo Porto (CICAP), Isabel Afonso, a ação teve como objetivo divulgar os serviços prestados gratuitamente pelo SIAC assim como a parceria da autarquia com o CICAP.