A Vós: Bombeiros Voluntários!

Data: 28/05/2018

O executivo da Câmara Municipal assinalou, este sábado, o Dia Municipal do Bombeiro.

As comemorações foram realizadas em ambas as corporações e contaram também com a presença do representante da Federação distrital dos bombeiros, Victor Machado.

Para o presidente da câmara municipal, a celebração deste dia “é uma comemoração da atividade dos bombeiros voluntários que é realizada ao longo de todo o ano”, “queremos que este dia seja celebrado com toda a dignidade e que seja também uma homenagem da memória de bombeiros desaparecidos”.

Joaquim Jorge refere ainda que “queremos vincar o papel dos bombeiros na sociedade”, lembrando que os soldados da paz arriscam muitas vezes as suas vidas cumprindo o seu papel em prol da defesa das populações. Este dia comemorativo “deve ser acima de tudo um dia de reflexão para análise do que fazemos e como fazemos”, refere.

A missão de assegurar o apoio e a proteção de pessoas e bens em caso de necessidade, é garantida pelas corporações de bombeiros que são dotadas de recursos humanos valiosos que estão constantemente no seu “esforço máximo para servir a sociedade”, salienta Paulo Vitória, comandante da corporação de oliveira de azeméis. Já Ricardo Guerra, comandante da corporação de Fajões enaltece “o reconhecimento da câmara municipal para com os bombeiros voluntários e proteção civil, garantindo que poderá esperar um trabalho incansável da parte dos efetivos e Oliveira de Azeméis poderá contar sempre connosco!”

A autarquia encontra-se empenhada na criação do cartão municipal do bombeiro, cartão que trará vantagens para as nossas corporações de bombeiros. “É um projeto que, a partir de hoje, estará em cima da mesa e será alvo de um trabalho exaustivo e com sentido de rápida resposta", afirma Joaquim Jorge.

Atualmente, com os desafios naturais que são apresentados como a desertificação do interior, as alterações climáticas e o envelhecimento da população, as atenções estão viradas para o investimento na prevenção do nosso maior valor patrimonial - a vida humana.

Para Joaquim Jorge “a confiança na capacidade das duas corporações é integral e é importante termos a certeza que fizemos o máximo pela nossa comunidade”.

“Tenho para com os bombeiros voluntários “um profundo sentimento de gratidão”, disse o autarca.

Após as comemorações foi realizada visita às obras que atualmente se desenrolam no quartel dos bombeiros voluntários de Fajões.

• Visita às obras do quartel Fajões
  • Hastear de bandeiras