• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Autarquia quer “Fábrica do Futuro” para apoio à inovação e desenvolvimento industrial

Data: 10/07/2018
Oliveira de Azeméis
Autarquia de Oliveira de Azeméis aposta na criação da "Fábrica do Futuro"

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, defendeu o reforço da presença da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento no tecido empresarial do concelho e uma ligação forte dos centros tecnológicos e do saber ao setor industrial.

O autarca, que falava na visita do Visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, à Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), disse ser “importante fazer esta aproximação pois só assim se consegue afirmar a competitividade de uma região”.

Nesta aproximação enquadra-se a ambição do autarca em dotar Oliveira de Azeméis com aquilo a que chama a “Fábrica do Futuro”, uma estrutura semelhante a um “laboratório colaborativo”.

O laboratório funcionará como um espaço onde a inovação e a tecnologia estarão ao serviço das indústrias que poderão testar, desenvolver e aplicar produtos e soluções com o apoio de técnicos especializados.

“Hoje temos reunidas as condições para criar uma resposta desse tipo que é fundamental para a valorização deste território, para a região e para o país”, observou Joaquim Jorge.

Além da parceria da ESAN, a materialização da “Fábrica do Futuro” passa por “aproveitar toda a experiência e o saber das nossas organizações e pela necessidade de atrair talentos e doutorados em matérias fundamentais para a afirmação do tecido empresarial que temos”.

A ideia, apesar de se encontrar num estado embrionário, foi bem acolhida pelo ministro da Ciência e Tecnologia que sugeriu a criação de uma rede usando as infraestruturas já existentes em vez de ser criada uma instituição nova.

O ministro esteve na ESAN para presidir à formalização da colaboração entre esta entidade e o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (UA), um dos departamentos com o qual a ESAN mais colabora.

O polo da UA instalado em Oliveira de Azeméis é um caso de sucesso na ligação entre o ensino politécnico e o ensino universitário que o ministro não deixou de elogiar.

Numa alusão à ESAN o governante aplaudiu a forma de ensino competitiva e diversificada, em contextos regionais diferentes, que é praticada dentro da própria Universidade de Aveiro fazendo dela “um caso de referência em Portugal e na Europa”.

O ministro disse serem “encorajadores” os dados sobre o esforço da investigação e inovação em Portugal mas observou que “para nos posicionarmos no contexto de referência europeu temos, até 2030, de duplicar a despesa pública e quadruplicar a despesa privada”. O que, segundo Manuel Heitor, implica “criar 25 mil empregos qualificados em Portugal”.

“Desde 2011 atingimos, pela primeira vez, um esforço privado superior ao esforço público em termos de investimento em investigação e inovação”, realçou o ministro durante a sessão que contou com a presença do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do diretor da ESAN, Martinho Oliveira, e de empresários.

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]