Investimento de 9,5 milhões de euros nos emissários e ETAR´s em Oliveira de Azeméis

Data: 30/11/2018

A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) consignou a empreitada para a operação, reabilitação e manutenção do sistema de tratamento de águas residuais (STAR).

O investimento no valor total de 9,5 milhões de euros, prevê um investimento de 4 milhões de euros na modernização das Estações de Tratamento de Águas Residuais do Salgueiro e de Ossela, ambas localizadas em Oliveira de Azeméis, e a reabilitação de cerca de 15KM de emissários que serão sujeitos a uma inspeção vídeo para elaboração do respetivo cadastro.

As melhorias no sistema vão beneficiar 105 mil habitantes dos municípios de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

O concurso público internacional foi entregue ao consórcio constituído pelas empresas Lusagás Serviços Ambientais SA e Alexandre Barbosa que tem um ano para executar as obras.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis que é também o Presidente da AMTSM refere que “este é um investimento realizado maioritariamente no concelho de Oliveira de Azeméis, que vai permitir a melhoria substancial da eficácia do nosso sistema de drenagem e tratamento dos efluentes e a redução substancial do volume dos caudais indevidos, ganhos ambientais que se traduzirão na melhoria da qualidade da população”.