Já há financiamento para as obras do novo quartel da GNR de Cucujães

Data: 12/12/2018

A reinstalação do posto territorial da GNR de Cucujães no antigo edifício da Repartição de Finanças tem já financiamento garantido.

O contrato interadministrativo que permitirá a realização das obras de adaptação do imóvel para as novas funções foi assinado na sede da junta de freguesia numa cerimónia presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, e que contou ainda com a presença do comandante-geral da GNR, tenente-general Luís Botelho Miguel, e do presidente da junta de freguesia de Cucujães, Simão Godinho.

O arranque das obras, no valor de 750 mil euros, fica agora dependente do lançamento do concurso da empreitada que a secretária de Estado estima poder ocorrer dentro de seis meses.

O prazo de execução será de nove meses colocando assim um ponto final num problema que se arrastava há duas décadas.

Desde há muitos anos que o atual edifício é inadequado para o desempenho dos 19 operacionais do posto de Cucujães pelo que o quartel integrou o topo da lista de prioridades no distrito a nível da necessidade de novas instalações.

O presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, mostrou-se satisfeito pela solução encontrada que permite resolver um problema de quase duas décadas.

“Este é um bom exemplo de investimento público”, afirmou, lembrando, porém, que este foi um processo de “avanços e recuos”. O autarca destacou o papel e a intervenção, quer da Junta de Freguesia, que cedeu o antigo edifício da Repartição de Finanças, quer do Governo, na resolução deste problema.

A presença da governante em Oliveira de Azeméis foi aproveitada por Joaquim Jorge para sensibilizar Isabel Oneto para a necessidade de solucionar as precárias condições em que funciona o posto da GNR de Cesar.

“A solução de Cucujães poderia ser replicada em Cesar”, disse o autarca ao que a secretária de Estado respondeu não estar posta de parte a possibilidade da obra ser ainda incluída na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança.