Autarquia de Oliveira de Azeméis vai comprar os estaleiros municipais

Data: 13/12/2018

A Câmara de Oliveira de Azeméis vai comprar o terreno e o edifício onde estão instalados os estaleiros municipais, anunciou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

Com a decisão, tomada na última reunião do executivo, a autarquia deixará de pagar uma renda mensal de 3.500 euros pelo aluguer do espaço no âmbito do contrato de arrendamento que termina em abril do próximo ano.
“Decidimos comprar os estaleiros por uma medida racional de gestão porque é absolutamente incomportável que continuemos a pagar rendas tão avultadas como esta”, afirmou o autarca.

Em declarações aos jornalistas, Joaquim Jorge enquadrou a decisão da compra nas “medidas de racionalidade de gestão da autarquia” embora admita que “este não é o local ideal para termos este tipo de equipamento mas é uma situação que teremos de manter enquanto não encontrarmos uma solução definitiva”.

O valor da aquisição do terreno é de 400 mil euros, um valor que, segundo o autarca, “é recuperável em menos de 10 anos face ao valor que a autarquia paga mensalmente”.

Tendo em conta o previsível aumento da renda caso o contrato fosse renovado em abril de 2019 o investimento seria recuperável em apenas seis anos.

O acordo de compra envolve a aquisição do imóvel e do terreno com uma área total de cinco mil metros.

A intenção da compra dos estaleiros municipais será formalizada até ao final deste ano encerrando um ciclo que passou pela alienação dos antigos estaleiros municipais e por um contrato de arrendamento de quase 10 anos onde foram pagas pelas rendas o valor recebido pela venda.