Comité de Acompanhamento do Programa Norte 2020 reuniu em Oliveira de Azeméis

Data: 19/06/2019

O Comité de Acompanhamento do Programa Norte 2020 reuniu esta quarta-feira em Oliveira de Azeméis para análise e aprovação do relatório de execução relativo ao ano de 2018.

Na abertura dos trabalhos que decorreram no auditório da escola Soares Basto o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, realçou a importância dos fundos estruturais para o desenvolvimento de Portugal.

“Antes da adesão à Comunidade Europeia tínhamos um país que apresentava debilidades e atrasos estruturais profundos com uma economia frágil e exposta e em resultado dos fundos comunitários temos hoje um país mais moderno, mais competitivo e melhor preparado para os desafios da globalização”, afirmou.

O presidente da Câmara sublinhou ainda o papel da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N) na gestão dos apoios comunitários e na união de todos os agentes económicos e sociais com vista ao “desenvolvimento integrado e coeso de toda esta região”.

A 11ª reunião de trabalho do Comité de Acompanhamento contou com a presença de representantes de municípios, de instituições de ensino superior, de parceiros económicos e sociais e dos representantes da União Europeia e realizou-se num concelho fortemente industrializado onde, segundo o autarca oliveirense, os empresários têm sabido aproveitar os fundos comunitários para a modernização das suas empresas, para a sua internacionalização e para a sua afirmação em novos mercados”.

Para Joaquim Jorge, “os fundos estruturais são determinantes para que continuemos a aprofundar este esforço de convergência com os nossos parceiros europeus”.

Segundo o presidente da CCDR-N, Fernando de Sousa, até ao final de dezembro de 2018 tinham sido lançados 311 avisos de concurso ao Programa Norte 2020 para uma dotação de 2,6 mil milhões de euros a que corresponde uma taxa de 78% das verbas totais disponíveis.