Festas de La Salette iniciam-se este domingo

Data: 01/08/2019

As Festas de La Salette, as maiores do município de Oliveira de Azeméis, estão à porta.

Entre os dias 4 e 12 de agosto, milhares de devotos vão rumar ao parque da cidade para viverem os momentos de devoção associados às festividades e participarem no programa de animação que se prolonga por uma semana.

As festas arrancam este domingo, às 18h00, com a imponente Procissão das Velas dando início à vertente de religiosidade que caracteriza, naturalmente, o evento.

"As festividades representam a dimensão profunda com que os oliveirenses vivem a religião bem como o orgulho que sentem por elas", afirma o presidente da câmara, Joaquim Jorge.

Considerada uma das maiores romarias do norte do país, as Festas em honra de Nossa Senhora de La Salette têm nas Procissões das Velas e do Triunfo os pontos altos da celebração religiosa enchendo as ruas da cidade com milhares de peregrinos e visitantes.

A organização cabe à Comissão de Festas que todos os anos assegura um programa lúdico-desportivo promovendo, para tal, um peditório porta-a-porta.

"O trabalho dos elementos da Comissão é inexcedível, um esforço reconhecido por todos os oliveirenses que se orgulham e se revêm nas festas", sublinha o presidente da Câmara.

A cantora Ágata é a cabeça de cartaz da animação deste ano, apresentando-se ao público no dia nove. Do cartaz sobressai ainda a atuação de Rosinha e a sua banda, no dia seis.

Este ano mantém-se, como é habitual, a noite de fados (dia 8), o festival folclórico (dia 10), a Noite da Juventude (dia 10) e a atuação de bandas de música concelhias (dia 11).

O desporto será assinalado, no dia 4, com a realização da Caminhada por Terras de La Salete, o Grande Prémio de Atletismo e o Encontro Nacional de Cicloturismo.

Domingo 4
09h30 Caminhada por Terras de La salette
Grande Prémio de Atletismo La Salette
Encontro Nacional de Cicloturismo